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Audi RS Q3: testamos o SUV "nervosinho" que custa R$ 273 mil

Terra

 Imagine-se um homem de meia-idade com poder aquisitivo e aquela vontade de comprar um esportivo para se sentir jovem, mas sua mulher pediria o divórcio se você chegasse com um carro que só cabem duas pessoas. E as crianças, as compras, as viagens em família? Para tentar agradar todo mundo, as peruas esportivas sempre foram uma opção, mas agora a moda é SUV, então os utilitários também ganharam versões “nervosinhas”. O último a chegar no Brasil é o RS Q3, da Audi, que aparece em configuração única e preço sugerido de R$ 273.600.

Por fora, ele não parece masculinizado, mesmo com os toques diferentes em relação à versão regular: apliques na carroceria, mudanças no para-choques e grade frontal, rodas de 19 polegadas e largas ponteiras de escapamento. O diferencial mesmo está sob o capô. Enquanto o Q3 vem com motor turbo de 2.0 litros, de 170 cv (Attraction) ou 211 cv (Ambition), o modelo RS é equipado com propulsor de 2.5 litro, também turbo e com um cilindro a mais (5 cilindros).

A diferença de potência é de cerca de 100 cv, ou seja, praticamente um carro mais popular com motor 1.6 litro, por exemplo, Volkswagen Fox (101 cv com gasolina) ou Renault Sandero (98 cv). O trabalho impressionante no propulsor é percebido assim que acionamos o botão Start e damos a primeira acelerada. Tanto no barulho, quanto na força, os 310 cv são extremamente agradáveis de sentir, principalmente nas estradas alemãs, onde testamos o modelo num trajeto de 150 km.

Aliado à transmissão de dupla embreagem (S tronic) e sete velocidades e tração integral, o propulsor acelera o RS Q3 a 100 km/h em 5s2, segundo informou a fabricante. Mesmo com altura maior do solo e corpo mais robusto, o utilitário mostra estabilidade mesmo a 200 km/h – sim, é possível dirigir nas estradas alemãs rápido assim sem infringir a lei. Nos trechos sem limite estabelecido, o SUV compacto da Audi atinge os 250 km/h sem muito esforço e é possível notar que ele iria muito além, não fosse a limitação eletrônica.

Claro, não é a mesma dirigibilidade de um RS 3 Sportback, que usa o mesmo motor. A direção eletromecânica tende a balançar um pouco com a resistência do ar, mas temos que considerar as dimensões do SUV. A versão RS é 25 mm maior que a regular, com 4.410 mm no comprimento, 1.841 mm de largura e 1.580 mm de altura. No entanto, a suspensão esportiva é 25 mm mais baixa e a bateria foi colocada no bagageiro para distribuir melhor o peso (1.730 kg).

O interior não é muito diferente, mas a configuração escolhida pela Audi do Brasil é o topo de linha. Os bancos são revestidos em Alcantara preto, com costuras diferenciadas, enquanto detalhes que imitam fibra de carbono e pedaleiras am alumínio dão um toque mais agressivo. O sistema multimídia, que inclui navegação por GPS, acompanha som Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência.

O principal concorrente no Brasil deverá ser a versão apimentada do Mercedes-Benz GLA, ainda não disponível. Mas nesta faixa de preço o consumidor que não procura levar o carro ao limite encontra algumas opções maiores, como o pouco visto Lexus RX350 (R$ 267 mil), o Volkswagen Touareg de motor V8 e 360 cv (R$ 270 mil) e o Range Rover Evoque Dynamic (R$ 281 mil) – este último para quem se preocupa mais em estar na moda. Nenhum deles traz a combinação de SUV compacto e esportivo como o RS Q3.

Ficha técnica

Audi RS Q3 – R$ 273.600
Motor: 2.5 l (5 cilindros em linha)
Potência: 310 cv a 5.200 – 6.700 RPM
Torque: 420 Nm entre 1.500 e 5.200 RPM
Transmissão: S tronic – 7 velocidades
Comprimento: 4.410 mm
Largura: 1.841 mm
Altura: 1.580 mm
Entre-eixo: 2.603 mm
Peso: 1.655 kg
Porta-malas: 365 litros
0-100 km/h: 5s2
Velocidade máxima: 250 km/h

Itens de série: ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, bancos revestidos em Alcantara, pedais em alumínio, teto em tecido preto, teto solar elétrico, volante esportivo em couro com shift paddles, lanternas com LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, airbags, assistente de partida em aclives, audi drive select, controle de cruzeiro, farósi bixenônio, sensor de estacionamento, sistema start-stop, som Bose, rádio MMI Pluis com sistema de navegação
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