Imprimir

Notícias / Brasil

Após cheia, 140 municípios estão em situação de emergência no RS

G1

 Chuva que chega ao estado afetará novamente cidades atingidas por cheia.
Quase 8 mil pessoas ainda estão fora de casa após temporais.

A previsão de chuva para os próximos dias pode prejudicar ainda mais a situação de diversos municípios afetados pela cheia do Rio Uruguai e seus afluentes na última semana no Rio Grande do Sul. Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, o número de cidades em situação de emergência já chega a 140 nesta terça-feira (15). Iraí e Barra do Guarita seguem com situação de calamidade pública decretada.

Em todo o estado, 7.787 pessoas seguem fora de casa. São 7.074 pessoas desalojadas, que foram para a casa de parentes, amigos e vizinhos, e outras 713 desabrigadas, que foram removidas para abrigos do poder público. O número de municípios atingidos subiu de 163 para 166 durante a manhã desta terça.

A Fronteira Oeste segue sendo a região mais atingida pela cheia. Em São Borja, o rio voltou ao normal, mas 500 pessoas continuam em abrigos, já que as casas tiveram a estrutura danificada. Em Itaqui, 95% dos moradores atingidos voltaram para as residências. Em Uruguaiana, são 236 desabrigados e 5.821 desalojados.

Na segunda (14), representantes dos municípios da região pediram à Defesa Civil o envio de casas volantes para quem não tem mais onde morar. Um relatório vai ser encaminhado ao governo do estado.
Imprimir