Imprimir

Notícias / Brasil

Chafarizes e bebedouros fazem a alegria dos nova-iorquinos no verão

G1

 Quando as temperaturas sobem perto dos 40ºC em Nova York, é comum ver gente de todas as idades invadindo os chafarizes da cidade, de roupa e tudo, para se refrescar. A água distribuída pela prefeitura da cidade é famosa pela qualidade e, com o calor do verão americano, a água é celebrada pelos nova-iorquinos.

Vale cantar, agradecer, ficar de biquíni, molhar os pés, lavar o cabelo. Vale música para celebrar uma dupla que o novai-orquino ama de paixão: água e verão. Invadir o chafariz em julho e agosto é uma cena que se vê sempre na movimentada e plural Washington Square, no centro do complexo de prédios da Universidade de Nova York.

O chafariz, que fica em frente aos edifícios da vigiadíssima prefeitura, também está liberado para invasão de quem foge do calor. Há água à vontade para quem se aventurar.

Os bebedouros também são parte antiga do roteiro nova-iorquino contra o calor há mais de um século. A Temperance Fountain fornece água desde 1887 e foi presente de um dentista e empresário de São Franciso que queria incentivar as pessoas a beberem água em vez de bebida alcoólica. O bebedouro é cercado por colunas de pedra em estilo neo-clássico. No pedestal do monumento há uma estátua de bronze rodeada por mensagens: "caridade", "fé" e "esperança".

São mais de três mil bebedouros em Nova York, dos mais variados tipos. Como o calor afeta a todos, em muitos pontos da cidade, há bebedouros para as pessoas e para os cachorros. No Central Park, por exemplo, o Friedel Memorial é fonte de prazer para animais de todos os portes.

Para garantir que a água que chega às torneiras e bebedouros de Nova York seja sempre limpa e pura, estão espalhadas pela cidade 1,2 mil caixas com um aparelho para verificar constantemente a qualidade da água. Mais de 500 mil testes são feitos anualmente. Não importa a idade do bebedouro, a água está sempre do jeito que o nova-iorquino se acostumou a beber e a se banhar durante os verões.
Imprimir