Imprimir

Notícias / Brasil

Há 27 anos, outra liderança política de PE morria em acidente aéreo

G1

 Marcos Freire, que era ministro, morreu quando sobrevoava o sul do Pará.
Ele foi colega de PMDB do avô de Eduardo Campos, morto nesta quarta.

Há quase 27 anos, o país era surpreendido por outra morte de uma liderança política de Pernambuco, também vítima de acidente aéreo, a exemplo do que ocorreu com Eduardo Campos nesta quarta (13). No dia 8 de setembro de 1987, o jatinho em que estava o então ministro da Reforma Agrária, Marcos Freire, caiu no sul do Pará, quando ele viajava a serviço do governo.

Freire tinha em comum com Campos o fato de que era uma referência na política nacional e um dos políticos pernambucanos mais influentes de sua época.

Campos fez carreira no Congresso e também foi ministro, além de ter governado seu estado por dois mandatos. Ele era candidato à Presidência da República pelo PSB e aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de votos. Com 49 anos de idade, despontava como um político da nova geração no cenário nacional.

Freire também fez carreira no Congresso. Ele foi eleito deputado federal em 1970 e senador em 1970. Antes, havia sido eleito prefeito de Olinda (PE), mas renunciou após o Ato Institicional nº 5, do governo militar, ter cassado os direitos políticos de seu vice.

No Congresso, Freire, que era do MDB, se notabilizou por sua oposição ao regime militar. Ele defendia temas como a instalação de uma Assembleia Constituinte e a anistia política para presos e exilados da ditadura.

A atuação no Legislativo levou Freire a ser líder do seu partido na Câmara. Na década de 80, chegou a disputar eleição para o governo de Pernambuco, mas não foi eleito.

Na segunda metade daquela década, já no PMDB (legenda que sucedeu o MDB), Freire dividiu o protagonismo do partido em Pernambuco com o avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes, que governou o estado.

No governo do então presidente da República José Sarney, Freire foi presidente da Caixa Econômica Federal e, depois, ministro da Reforma Agrária.

Ele fazia viagem oficial como ministro, em setembro de 1987, quando o jatinho em que ele estava explodiu no ar pouco depois de decolar. O acidente ocorreu no sul do Pará. Na ocasião, Freire tinha 56 anos. Sua morte causou comoção no país e, em especial, no estado de Pernambuco.
Imprimir