Imprimir

Notícias / Esportes

Matheus Santana brilha, e 4x100m vai ao pódio nos Jogos da Juventude

Globo Esporte

 O Brasil conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m livre misto da natação no primeiro dia de disputas dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição que está sendo realizada na China. Na manhã deste domingo, o quarteto brasileiro formado por Luiz Altamir, Natália de Luccas, Matheus Santana e Giovana Diamante ficou na segunda posição, com o tempo de 3m31s55 perdendo apenas para a China, que havia feito o melhor tempo nas eliminatórias, e confirmou o favoritismo, com 3m27s02. O bronze foi conquistado pela Austrália, com 3m31s76.

O herói da medalha foi Matheus Santana, recordista mundial juvenil da prova dos 100m livre, que pegou o Brasil na sétima posição e fechou em segundo. Matheus comemorou muito a medalha:

- Foi emocionante, uma prova muito estratégica. Conseguimos armar bem o time para ganhar a prata. Estou muito feliz, todos nadaram muito bem. Não tenho nem palavras - comentou Matheus, que ainda disputará na competição as provas de 50m e 100m livre, nas quais é o favorito ao título.

A prova do revezamento misto é uma das inovações dos Jogos Olímpicos da Juventude. São dois homens e duas mulheres em cada equipe e a estratégia é escolhida pelos treinadores. Algumas seleções optam por colocar dois homens logo no início, outros preferem deixá-los para o final. O Brasil mesclou a estratégia, começou com Luiz Altamir, que passou para Natália de Luccas. O terceiro a cair na água foi Matheus Santana e, quem fechou a prova, foi Giovana Diamante.

- Mudamos a ordem dos nadadores com relação às eliminatórias. É muita felicidade, não tem como descrever. É diferente nadar com os amigos, a estratégia fez toda a diferença- explicou Giovana.

Nos últimos metros, a Austrália encostou no Brasil, pelo fato da equipe ter nadado com um homem na última perna do revezamento, mas Giovana Diamante conseguiu segurar o ímpeto do rival. A brasileira nadou os últimos 100 metros em 55s85, quatro segundos mais lenta que o australiano, que pegou sua equipe em quinto lugar e conseguiu levar ao pódio.

Natália de Luccas, especialista no nado de costas, assumiu que não nadou tão bem, mas exaltou o trabalho de equipe:
- Foi na superação. Não fiz meu melhor tempo, mas ajudar o Brasil a ganhar uma medalha vale muito - disse a nadadora, que vai disputar outras três provas na competição.

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010,o Brasil não subiu ao pódio na natação, ficando com três quarto lugares.

BRASIL CLASSIFICADO PARA OUTRAS FINAIS


O Brasil ainda disputou outra final no primeiro dia de competições da natação. Luiz Altamir, que fez parte do quarteto medalhista do Brasil, participou da final dos 400m livre e terminou em sétimo lugar, com o tempo de 3min55s07. A prova foi vencida pelo ucraniano Myhhailo Romanchuk.

Nos 100m costas, Natália de Luccas, outra que fez parte do time brasileiro que subiu ao pódio no revezamento, venceu sua bateria de semifinal dos 100m costas com o tempo de 1m02s06 e se classificou para a final da prova, que será realizada nesta segunda-feira.

- Usei a semifinal para acertar os detalhes, mas gostei do tempo. Ainda posso melhorar. Estou feliz por nadar bem, já que no Mundial do ano passado não consegui um bom resultado. Estou me acostumando com a pressão, essa é uma competição importante para eu crescer como atleta - disse a atleta.

Outro que conseguiu vaga para a final desta segunda-feira foi Andreas de Queiroz, que, com o oitavo tempo, se classificou para a decisão dos 100m peito.
Imprimir