Imprimir

Notícias / Esportes

Com folga, Bolt vence desafio na Praia do Leme e cai no samba

O Globo

 RIO - Não teve para ninguém. Com 10s06, o jamaicano Usain Bolt venceu, neste domingo, o Desafio Mano a Mano de 100 metros na Praia do Leme. Disputa mesmo, só pela segunda colocação, e quem levou a melhor foi o britânico Mark Lewis-Francis, com 10s42, seguido do brasileiro Jefferson Liberato, com 10s44, e do americano Wallace Spearmon, com 10s45.

Embora tenha "recebido ordens" de seu técnico para correr abaixo de 10 de segundos, Bolt não considerou a marca preocupante. Em sua primeira prova de 100m na temporada, após quase oito meses parado por causa de uma lesão no pé esquerdo, ele acredita que só faltou mesmo ritmo de corrida.

- A primeira parte da prova foi boa, larguei bem, com explosão, mas depois senti um pouco. Preciso correr mais. Na próxima, o tempo será melhor - disse o homem mais rápido do mundo.

Liberato também avaliou seu desempenho:

- Meu tempo foi acima do esperado, mas já estou em ritmo de férias. Eu fiz uma saída muito boa, mas no meio da prova senti uma cãimbrazinha - comentou o brasileiro, que correu ao lado do jamaicano pela primeira vez. - Fiquei muito tranquilo. Tenho admiração por ele, mas na pista todo mundo é igual. De qualquer forma, é gratificante correr ao lado dos melhores.

Depois da prova, Bolt voltou para a pista. Ensaiou novamente uns passos de samba, mas, pouco à vontade, deixou claro que sua praia não é o ritmo brasileiro. Quando todos achavam que ele iria se despedir, o jamaicano surpreendeu e desceu do palco por alguns minutos e se misturou com o público.

- Como no ano passado, foi maravilhoso. A energia daqui é incrível. Obrigado por cuidarem de mim. Agora, vão para a praia - brincou ele, que deixou a pista cercado de seguranças e foi acompanhado pelo público até a porta do hotel onde está hospedado, do outro lado da rua. - Nas Olimpíadas, estarei de volta. Ninguém tem dúvida de que estarei aqui, não é? E, até lá, já terei aprendido algumas palavras em português.

BRASILEIRA DESBANCA FAVORITA E VENCE PROVA FEMININA


No feminino, o favoritismo da americana Carmelita Jeter não se confirmou. Campeã olímpica em Londres-2012, ela terminou apenas em terceiro, com 11s38. A vencedora foi a brasileira Rosângela Santos, que completou a prova em 11s33, dois centésimos à frente da jamaicana Schillonie Calvert , com 11s38.

- Foi una surpresa. Competi com a campeã olímpica, que é muito forte. Essa vitória foi uma motivação para saber que é possível. Acho que foi uma prévia do que pode acontecer nas Olimpíadas - afirmou Rosângela. - Essa foi a minha melhor marca no ano. A melhor marca da minha vida é 11s17. Acho que esses sete meses em que estou treinando em Miami já fizeram diferença.

Na primeira disputa do dia, a prova paralímpica, o vencedor foi Richard Browne, com 10s8. Em segundo, bem atrás, chegou Jerome Singleton, com 11s40, e, em terceiro, Blake Leeper (11s83).
Imprimir