Imprimir

Notícias / Cidades

Mais de 50% das obras de rede de esgoto do Renascer já foram concluídas

Da Redação/Com Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado, está executando no bairro Renascer obras de esgotamento sanitário. Até o momento, já foram concluídas cerca de 50% dos nove mil metros de rede coletora que serão instaladas no bairro.

O Renascer, que fica próximo a estrada do Moinho, região Sul de Cuiabá, receberá, além da rede coletora, 1.092 ligações domiciliares e uma estação elevatória para receber o esgoto, que, posteriormente, será lançado e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenheiro Zanildo Costa Macedo, no bairro Dom Aquino.

Conforme explica o engenheiro da Sanecap responsável pela fiscalização da obra, Rubens Jacinto do Espírito Santo, a rede de esgoto do Renascer poderia estar concluída se não fosse o período chuvoso, o que está dificultando o trabalho no bairro. “Todo a obra tem sido feito com cautela, pois o bairro Renascer abriga três nascentes, o que atrapalha a escavação. Como estamos em período chuvoso o solo fica muito úmido e o problema de alagamento nas escavações são frequentes, por isso é preciso fazer o bombeamento da água que fica acumulada nos buracos abertos para colocar a manilha”.

O engenheiro informa que a parceria entre os dois governos definiu que o Estado seria responsável pelos materiais, enquanto que a Prefeitura, com a mão de obra. Para tanto, a Prefeitura investiu R$ 937.513,35. A conclusão da obra, segundo Rubens do Espírito Santo, está prevista para o mês de maio.

Segundo a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, as obras de esgoto do Renascer contribuirá para a preservação do rio Cuiabá, pois todo ele será coletado e levado a uma estação de tratamento e, posteriormente, ser devolvido ao meio ambiente. “Estamos trabalhando, juntamente com os governos Federal e Estadual, para que os nossos rios e córregos sejam preservados. Para tanto, estamos executando obras de esgotamento sanitário em vários bairros da capital e, ainda, ampliando nossa capacidade das estações de tratamento de esgoto.

Imprimir