Imprimir

Notícias / Política MT

Delegacia Fazendária entrega hoje inquérito sobre rombo na Câmara

Da Redação/ Kelly Martins

O inquérito policial aberto pela Delegacia Fazendária, que investiga um esquema de fraude em licitações na Câmara Municipal de Cuiabá na gestão do ex-presidente, Lutero Ponce (PMDB), será entregue na tarde de hoje. A investigação foi concluída e os delegados fazendários vão anunciar os indicados e revelar os valores do rombo, que poderá ser mais do que R$ 7,4 milhões, conforme já anunciado anteriormente.

Lutero foi indiciado por cinco crimes sendo por formação de quadrilha; falsidade ideológica; falsidade de documento particular; falsidade de documento público; crime de peculato e fraude em licitação. Ao todo, 11 pessoas entre empresários, servidores e ex-servidores tiveram mandado de prisão temporária decretada pela Justiça.

Rombo superior

A delegada Maria Alice Amorim informou que pediu a quebra do sigilo bancário e fiscal de Ponce. Ressaltou que as provas levantadas diante dos documentos e de 100 testemunhas ouvidas, teriam sido suficientes para o indiciamento. No entanto, declarou ainda que as investigações revelaram que a fraude é superior ao que foi mencionado anteriormente, no valor de R$ 7,4 milhões.

Fraudes

As investigações revelaram que as fraudes eram realizadas na falsificação de documentos de empresas para que estas figurassem como participantes dos processos licitatórios. Também no ajuste prévio de que a empresa vencedora do certame, a qual em contrapartida deveria estornar a maior parte dos valores que recebia (90% em média), além de entregar apenas parte das mercadorias relacionadas nas notas fiscais, sendo 10%.
Imprimir