Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Coordenador da Defesa Civil faz palestra sobre preservação nas escolas públicas

Da Assessoria/ Ascom Rondonópolis

 Conscientizar crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino em Rondonópolis, com relação à importância de preservar o meio ambiente e alertar sobre os riscos propícios aos moradores de áreas de risco, como margem de córregos e rios. Esta é a meta do coordenador da Defesa Civil no Município, Erimar Bezerra, que iniciou nesta quarta-feira (20) um ciclo de palestra nas escolas da cidade. Alunos de 9 a 12 anos da Escola Municipal Gildázia de Souza Pirozzi, no Jardim Ipanema, foram os primeiros beneficiados com a ação educativa.

Erimar Bezerra aposta na chance de conseguir sensibilizar os estudantes a proteger a natureza. “Vamos tentar desenvolver uma cultura preventiva e de conscientização, com a mudança de hábitos”, informa. O coordenador conta que a iniciativa visa auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma na missão de promover a educação ambiental. “Sabemos que as crianças são excelentes multiplicadores das informações, principalmente dentro de casa. Elas conseguem corrigir maus hábitos da família e dos amigos. Por isso o foco é trabalhar com elas”, diz.

Na palestra, Erimar Bezerra apresenta slides e vídeos educativos e faz a distribuição de cartilhas educativas que foram ofertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os alunos vão aprender noções básicas sobre a necessidade de se proteger as Áreas de Preservação Permanente – APPs e das nascentes de rios e córregos. Eles vão saber também como evitar queimadas, afogamento, desmatamento e desperdício de água. Outra lição é sobre como fazer a destinação correta do lixo para evitar prejudicar o meio ambiente.

A prioridade do coordenador Erimar Bezerra é realizar a palestra nas escolas localizadas próximo às áreas de risco. “Nessas localidades as famílias ficam mais vulneráveis a possíveis tragédias naturais”, observa. Na próxima semana a palestra deve acontecer nas Escolas Municipais Gisélio da Nóbrega (Vila Mamed) e Bernardo Venâncio (Jardim Liberdade).
Imprimir