Imprimir

Notícias / Mundo

Serra Leoa aprova lei que torna crime esconder pacientes com ebola

R7

 O governo de Serra Leoa aprovou uma nova lei que impõe uma possível pena de prisão para quem for pego escondendo um paciente com ebola. A nova lei, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente, estipula penas de até dois anos para os infratores.

De acordo com o parlamentar Ansuana Kaikai, a medida foi aprovada para obrigar os moradores a cooperarem com os funcionários do governo, já que “muitos deles resistem a construções de centros de isolamentos e outras medidas de combate ao ebola.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), um total de 2.615 infecções e 1.427 mortes já foram registradas no surto de ebola que vem devastando a África Ocidental. Serra Leoa é o local mais atingido, com pelo menos 910 casos e 392 mortes.

Porém esses números não representam a realidade, porque as famílias começaram a esconder os pacientes temendo as altas taxas de mortalidades e do estigma que vem com um diagnóstico positivo.

De acordo com informações do site DailyMail, novos centros de tratamento na Libéria estão sendo sobrecarregados por pacientes que não haviam sido previamente identificados. Os países da região e de outras partes da África continuam a impor restrições de viagens, mesmo a ONU não tendo recomendado tal medida. A OMS anunciou nesta semana que o surto de ebola está descontrolado.

Imprimir