Imprimir

Notícias / Política MT

Júlio Pinheiro é reeleito presidente da Câmara de Cuiabá com 22 votos e apenas duas abstenções

Da Reportagem Local - Raoni Ricci / Da Redação Ronaldo Pacheco

Confirmando as expectativas, o vereador Júlio César Pinheiro (PTB) foi reeleito presidente da Câmara de Cuiabá, conquistando 22 votos – de 25 possíveis. A eleição registrou uma ausência, do vereador Oséias Machado (PSC), e também duas abstenções – dos vereadores Faissal Calil Júnior e Adilson da Levante Machado, ambos do PSB, partido do prefeito Mauro Mendes Pereira (PSB).

MPE pede afastamento de Júlio Pinheiro e pagamento de R$ 1 mi por dano moral coletivo

Todavia, o terceiro mandato de Pinheiro para o comando do Poder Legislativo da Capital somente terá início em janeiro de 2015. Até mesmo o vereador Leonardo de Oliveira (PTB), que chegou a liderar a montagem de uma chapa alternativa para disputar a Mesa Diretora da Câmara, terminou votando na chapa de Pinheiro.

Na montagem final da chapa, também foram eleitos os vereadores Haroldo da Açofer Kuzai (SDD), 1º vice-presidente; Onofre Freiras Júnior (PSB), 2º vice; Chico 2000 Silveira (PR), 1º secretário; e Toninho de Souza (PSD), segundo secretário.

Interessante é que Onofre Júnior e Haroldo Kuzai apenas inverteram as funções, em relação à atual Mesa Diretora. Em janeiro de 2013, ambos foram fundamentais para a vitória do então vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), para presidente da Câmara Municipal, numa estratégia ousada contra a chapa montada pelos aliados do prefeito Mauro Mendes. João Emanuel foi cassado em outubro do ano passado.

Júlio Pinheiro já havia sido presidente da Câmara de Cuiabá, no biênio 2011-12, quando chegou a assumir o comando da Prefeitura de Cuiabá, em substituição ao então prefeito Chico Galindo (PTB). Na época, privatizou o sistema de água e esgoto, repassando a concessão para a CAB Cuiabá, contestada judicialmente. 
Imprimir