Imprimir

Notícias / Esportes

Após ressaca na Libertadores, times crescem no Brasileiro

Folha Online

Nas últimos cinco edições, cinco equipes brasileiras foram vice-campeães da Libertadores --aconteceram duas decisões caseiras. Até o ano passado, os quatro times que ficaram em segundo lugar melhoraram ou mantiveram o nível das campanhas no Nacional após o torneio.

Antes dos jogos de quarta-feira, o Cruzeiro ocupava apenas a 16ª posição no Brasileiro. Com um jogo a menos do que a maioria dos outros times, tinha apenas 10 pontos.

Em 2005, o Atlético-PR tinha seis pontos em 11 jogos, logo após ser derrotado pelo São Paulo, na final. Era o lanterna. Mas acabou na sexta posição ao final do campeonato.

Vice em 2006, o São Paulo já liderava o Brasileiro quando perdeu o título para o Internacional. Manteve o nível e chegou ao título do Nacional.

Diante do esforço para chegar à final, em 2007, o Grêmio capengava no Brasileiro: estava apenas na 16ª posição, com um terço dos pontos disputados em seis rodadas.

Após ser batido pelo Boca Juniors, recuperou-se e acabou o campeonato em sexto, com metade dos pontos conquistados.

Apesar de não ter cumprido a promessa de seu técnico Renato Gaúcho, que prometia facilidade no Nacional, o Fluminense também melhorou após o fracasso diante da LDU.

Na oitava rodada, era o último colocado na tabela, com três pontos. Renato Gaúcho foi demitido, mas a equipe recuperou-se. Acabou o campeonato em 14º lugar e fugiu da Série B.

Imprimir