Imprimir

Notícias / Brasil

Sete de setembro tem protesto no Rio e 'Grito dos Excluídos' em São Paulo

O Globo

 Cerca de cem pessoas fizeram manifestação na Avenida Presidente Vargas

O Sete de setembro teve protestos no Rio e em São Paulo. Cerca de cem pessoas fizeram uma manifestação neste domingo na pista central da Avenida Presidente Vargas. Eles estavam na altura do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (IPERJ) e seguiram em direção à Central do Brasil. Entre os manifestantes, havia faixas vermelhas e brancas, além de bandeiras predominantemente vermelhas.

De acordo com o planejamento feito pela prefeitura, a avenida e demais ruas do entorno deveriam ser liberadas logo após o fim do Desfile Cívico Militar, que ocorreu na manhã deste domingo. Mas, por conta do aglomerado de pessoas, as vias ainda não ficaram disponíveis para o tráfego de carros. A Polícia Militar informou que policiais foram deslocados para local e acompanharam o evento que seguiu pacífico.

Em São Paulo, cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), participaram da 20ª edição do "Grito dos Excluídos" em São Paulo. O ato, organizado por movimentos sociais e por pastorais da Igreja Católica em todo o país, este ano tem o lema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”.Segundo a PM, a manifestação ocupava, por volta do meio-dia, duas faixas da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, sentido Ibirapuera, vinda da Avenida Paulista. Os manifestantes caminhavam em direção à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O ato deste ano, além das pautas sociais, também colhe assinaturas para o plebiscito popular para uma Assembleia Constituinte a favor de uma reforma política.
Imprimir