Imprimir

Notícias / Brasil

Golpes de agência de turismo em MS chegam a R$ 4 milhões de prejuízo

G1

Polícia identificou 47 vítimas, entre funcionários, fornecedores e clientes.
Dono de agência foi preso pela Interpol dia 5 de setembro, na Venezuela.

 

Os prejuízos causados pela Agência Ar, investigada por golpes no ramo turístico em Mato Grosso do Sul, chegam a R$ 4 milhões, segundo o delegado Roberto Gurgel, responsável pelos dois inquéritos policiais.

A empresa tinha sede na região central de Bonito, a 278 km de Campo Grande, onde comercializava pacotes de turismo.

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10), Gurgel disse que, até o momento, a polícia identificou 47 vítimas de golpes aplicados pelo suspeito. O empresário, de 44 anos, foi preso na última sexta-feira (5), após alerta emitido pela Polícia Internacional (Interpol).

"Começamos a investigação em janeiro desse ano, então são nove meses de trabalho, pelos crimes de estelionato, apropriação indébita previdenciária, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro", esclareceu Gurgel.

Nas cerca de duas mil páginas de inquéritos estão relacionadas como vítimas dos golpes, conforme o delegado, clientes da agência, funcionários, fornecedores e instituições financeiras, além da prefeitura municipal da cidade e pontos turísticos de Bonito, que também tiveram prejuízos na negociação de passeios turísticos com a Agência Ar.
 

"Ele [dono da agência] deixou a cidade de Bonito em julho de 2013. As investigações começaram em janeiro de 2014 e fizemos o monitoramento dele. Tentamos capturá-lo na cidade de Parati (RJ) e também na cidade de Viamão (RS), mas não foi possível porque ele se evadiu para a Venezuela. Diante disso, entramos em contato com as autoridades venezuelanas, através da Interpol, onde ele foi capturado", informou.

Por enquanto, o empresário continua preso no país vizinho, onde aguarda extradição para o Brasil. Conforme Gurgel, ainda não há prazo para que isso seja feito. "Toda documentação para que [ele] seja extraditado está sendo elaborada e será encaminhada, ainda essa semana, para o Ministério da Justiça, para que comece esse processo com a consequente extradição dele e apresentação na cidade de Bonito, diante da justiça local, que determinou a ordem de prisão", esclareceu.

Golpes
As primeiras denúncias na delegacia de Polícia Civil de Bonito começaram a ser registradas a partir do fechamento da agência, em janeiro de 2014, segundo o delegado. A empresa, instalada na cidade em 2005. O empresário vendia pacotes em parceria com um conglomerado de outras sete empresas.

Turismo
Bonito é famosa por suas águas cristalinas, grutas e por sua diversidade de fauna e flora. Em 2013, ela foi eleita como o melhor destino de turismo responsável no mundo em uma premiação internacional.

Imprimir