Imprimir

Notícias / Brasil

Gatos vítimas de demolição passam por tratamento em SP

Terra

Vários gatos que estavam em uma casa que foi demolida na última segunda-feira na zona leste de São Paulo passaram por tratamento e vacinação após o ocorrido. De acordo com Fabíola Ampessan, uma das voluntárias que atuam no resgate dos bichanos, pelo menos 32 gatos e um filhote de cão foram resgatados.

Animais com fraturas foram socorridos no Hospital Veterinário Público e tratados. Dois filhotes foram cuidados por uma voluntária, que precisou, inclusive, amamentá-los com mamadeira, já que são tão jovens que nem sequer abriam os olhos.

Outra gata, a Fifi, foi levada para uma clínica veterinária e foi diagnosticada com pneumonia. Ela foi tratada com antibióticos e anti-inflamatórios. A gata se recupera bem.

Além dos voluntários, diversas Ongs participaram do resgate que durou a semana inteira, desde a demolição da casa que fica em um terreno pertencente a uma igreja.
 

Demolição

Na última segunda-feira, ativistas foram correndo para uma casa no bairro do Tatuapé após uma denúncia de que uma casa estaria sendo demolida com dezenas de gato dentro. Chegando ao local, os defensores dos animais encontraram apenas escombros e vários gatos assustados. Pelo menos dois filhotes morreram na demolição. De acordo com os ativistas, a casa foi desapropriada e o terreno pertence a uma igreja evangélica.

Segundo Fabiola Ataide Ampessan, que trabalha no resgate dos animais, havia mais de 40 gatos no local no domingo, quando ela foi visitar a casa abandonada. A ideia era negociar um prazo para que os animais fossem retirados antes da demolição. Um dia após a visita, porém, os donos do terreno iniciaram a derrubada da casa.

“O meu coração está triste demais pra fazer qualquer ação diferente que seja chorar e postar fotos de provas. Fui à delegacia, fiz ocorrência, estou com uma carga pesadíssima dentro do meu coração. Mesmo pelos que foram retirados, porque o trauma nunca sairá deles. Não consigo parar de pensar na carinha de todos (os gatos) que eu vi no domingo, tomando sol e descansando e os que possam estar encurralados e assustados no meio de todo aquele entulho e buracos”, disse Fabíola.

Nesta sexta, Fabíola informou que alguns dos gatos foram levados por uma mulher que estaria acompanhada por uma pastora, dona do terreno.  Os animais foram localizados e levados para a Ong Confraria dos Miados.

Voluntários ainda procuram possíveis sobreviventes nos escombros da casa. Os animais feridos são tratados por voluntários e serão colocados para adoção.

Imprimir