Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Voluntária do Médicos sem Fronteiras infectada pelo ebola será enviada à França

R7

Uma voluntária francesa da ONG MSF (Médicos sem Fronteiras) foi contagiada com o vírus do ebola quando trabalhava na Libéria, de onde será transferida a um centro de tratamento especializado na França.

A ONG informou nesta quarta-feira (17), que a mulher, que faz parte da equipe que a organização possui na Monróvia, a capital desse país, foi isolada desde que os primeiros sintomas foram descobertos ontem. Segundo a organização, testes serão feitos para confirmar a doença.

A voluntária, cuja identidade não foi divulgada, será transferida à França conforme os "protocolos rígidos de evacuação médica" estabelecidos pelo MSF. A França possui, atualmente, nove hospitais preparados para receber esse tipo de pacientes.

A organização humanitária insistiu que com seu pessoal "aplica protocolos de proteção extremamente rígidos", tanto antes quanto durante uma missão em um país afetado pelo ebola, assim como com seu retorno, e em que isso "permite reduzir de forma drástica o risco de infecção".

Mas admitiu que "esse risco faz parte deste tipo de intervenção, e nossas equipes não estão completamente imunes". A MSF lembrou ainda que vem fazendo frente à epidemia de ebola do oeste da África desde março, e que tem mais de 2.000 profissionais na região, sendo 200 voluntários internacionais.
Imprimir