Imprimir

Notícias / Educação

Programa de educação do OI Futuro reúne profissionais de ensino em Tiradentes

Da Assessoria

Quarenta profissionais de ensino de escolas municipais de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás, Acre e Paraná estão reunidos na cidade de Tiradentes, participando do ciclo de treinamento do Tonomundo, programa de educação e inclusão social do Oi Futuro (instituto de responsabilidade social da Oi) que transforma os estabelecimentos de ensino em centros irradiadores de projetos comunitários, preparando professores e alunos para agirem como líderes atuantes. O programa foi adotado como política pública pela Secretaria de Ensino de Tiradentes e já está sendo implantado em oito escolas. A cidade é a primeira do Estado a adotar o programa como política pública, já estando em estudo junto ao governo mineiro a sua implantação em outros municípios.

O encontro de Tiradentes é a primeira parte do ciclo formativo Tonomundo, que totaliza 200 horas/aula, ao longo de dois anos. Vinte por cento dos módulos do ciclo são desenvolvidos presencialmente; os 80% restantes são ministrados através do Portal Tomomundo. Entre os temas em pauta estão a implementação do programa no âmbito de cada secretaria de Educação, a elaboração de projetos que atendam à comunidade local, e a utilização do Portal Tonomundo como instrumento de difusão do conhecimento e troca de experiências. Os participantes estão conhecendo, também, o Aki, Lá & Akola, o projeto colaborativo da Comunidade Virtual de Aprendizagem do Tonomundo, que será desenvolvido de agosto a setembro por todas as escolas que participam do programa.

Sobre o Tonomundo

Criado em 2000 e implantado inicialmente em escolas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, o Tonomundo chega agora às regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, com a incorporação das 68 escolas que participavam do Educação Digital, programa da antiga Brasil Telecom. Agora, serão 136 escolas em todo o país que servirão de base para novas práticas educativas, replicadas em salas de aula através de políticas públicas.

Realizado em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, o programa Tonomundo contempla comunidades com baixo IDH, atuando com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de jovens e Adultos, Os professores do programa integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas online, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. Com a entrada das escolas das regiões Sul e Centro-Oeste, o Tonomundo passa a beneficiar 406.800 mil alunos e 16.700 professores em 468 escolas. Em Minas, já são atendidas pelo projeto escolas de Ritápolis, Claro dos Poções, Cordisburgo, Candeias e Catas Altas, cujos professores também participam do encontro em Tiradentes.

Sobre o Oi Futuro

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados,mantém um espaço cultural no Rio de janeiro e outro em Belo Horizonte, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
Imprimir