Imprimir

Notícias / Esportes

Fora do G-4 depois de 16 rodadas, Timão assume papel de "caçador"

Globo Esporte

Após quase um turno inteiro entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro, o Corinthians saiu do G-4 com a derrota por 1 a 0 para o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis. A oscilação tem sido a tônica das últimas rodadas, mas o tropeço dos adversários segurava a equipe de Mano Menezes ao menos na quarta colocação. Fora do grupo que ganha vaga na Taça Libertadores, o Timão ligou sinal de alerta no Parque São Jorge e voltou a ser “caçador” dos rivais que estão acima na tabela.

A briga, agora, é contra Internacional, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense, adversários diretos por três vagas na Libertadores - uma delas é praticamente garantida para o Cruzeiro, líder absoluto do Brasileirão. Mano Menezes se apoiava na colocação da equipe na tabela e na oscilação de outras equipes para ganhar tempo e ter tranquilidade para preparar o time na sequência do campeonato.

Com a queda de rendimento logo depois da vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, na Arena, o trabalho da comissão técnica começa a ser visto com maior atenção. E os próprios jogadores se mostram um pouco mais preocupados.

- É um alerta, não podemos mais vacilar. O Brasileiro é muito difícil, as equipes estão muito perto brigando por vagas, e se você perde uma partida ainda cai muito. Você tem de estar focado para brigar por titulo e zona de Libertadores. Cada jogo é uma decisão, e precisamos pelo menos ficar no G-4 - avisou o volante Bruno Henrique.

A preocupação se dá porque o Corinthians estava nessa zona da Libertadores há 16 rodadas, desde a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na oitava rodada. A diretoria conta com a vaga para manter os investimentos no time e desafogar um pouco a situação financeira do clube, que tem uma das maiores folhas salariais do Brasil e um estádio recém-inaugurado que precisa ser quitado. Toda receita é bem recebida.


Há também o fato de o time já não ter disputado a Libertadores desse ano após desempenho irregular no Brasileirão do ano passado. A intenção da diretoria na montagem do elenco era fazer o Corinthians ser um frequentador assíduo da competição sul-americana - jogou todas as edições de 2010 a 2013.


Neste domingo, o Timão enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, para tentar retomar uma boa sequência de partidas. A favor também pesam os confrontos diretos: ainda há duelos contra Internacional, Grêmio e Fluminense. Os dois primeiros estão acima do Corinthians na tabela.
Imprimir