Imprimir

Notícias / Política MT

Com 9% de intenção de votos, Janete ironiza resultado de Ibope e cita erros históricos

Da Redação - Patrícia Neves

A candidata ao governo do Estado, Janete Riva (PSD), ironizou o resultado da pesquisa Ibope para as intenções de voto ao governo de Mato Grosso, divulgada pela TV Centro América, onde ela aparece com 9% das intenções de voto, após a substituição ao candidatura de seu marido, José Riva.

Leia Mais
Janete Riva afirma existir “preconceito contra a mulher” e reforça proposta de dobrar Bolsa Família com redução de incentivos

De acordo com a candidata, o Ibope errou em todas as pesquisas que realizou nas últimas eleições. “Quem estava em primeiro lugar, nunca ganhou a eleição. Então, ficaria preocupada se estivesse na liderança nesse levantamento do Ibope”, disparou.
 
A assessoria da candidata informou que nas eleições de 2010, o Ibope chegou a apontar segundo turno nas eleições para o governo do Estado. Porém, Silval Barbosa (PMDB) venceu no primeiro turno, com 51,21% dos votos. Para o Senado, o levantamento mostrava Pedro Taques (PDT) apenas na quarta posição, na pesquisa divulgada no dia 27 de setembro.
 
Outro dado elencado é o de que em 2012, o Instituto apresentou números equivocados na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Na última pesquisa Ibope divulgada antes das eleições, Lúdio Cabral (PT) apareceu em primeiro lugar, com 43% das intenções de votos, contra 36% de Mauro Mendes (PSB). Na ocasião, o levantamento mostrou que o petista podia vencer até no primeiro turno. Já o resultado do primeiro turno mostrou outro cenário.
 
Janete Riva também lembrou que o levantamento do Ibope em Mato Grosso é promovido por empresa terceirizada. “O Ibope contrata empresa local para fazer a consulta, ou seja, não traz os profissionais da sede”.
 
Na terceira rodada de pesquisa do Ibope para o governo do Estado destas eleições, o candidato Pedro Taques (PDT) aparece na liderança, com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Lúdio Cabral (PT) está na segunda colocação, com 26%, e Janete Riva (PSD), na terceira posição, com 9%. 
Imprimir