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Ainda chamada de 'elefante branco', Arena Pantanal é destaque na Veja

Da Redação - Wesley Santiago

A Arena Pantanal voltou a ser destaque na mídia nacional, desta vez em uma reportagem no site da Veja. Ainda utilizando o termo ‘elefante branco’, a matéria aborda a venda de mandos de campo dos clubes da série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com a publicação, essa prática “altera a lógica da competição”, já que por interesses financeiros e políticos os times têm de jogar em locais distantes e, por vezes, com os adversários tendo a maior torcida.

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A reportagem destaca ainda que mesmo sem representantes na elite do futebol nacional a Arena Pantanal também faz parte da agenda do Brasileirão de 2014. Os clubes se utilizam desta prática com a intenção de saldar as dívidas e pagar os salários atrasados, já que a situação financeira de muitos é delicada.
 
O Botafogo é um dos que mais se utilizam da prática. Os cariocas já ‘venderam’ diversos jogos para Brasília (Mané Garrincha) e Manaus (Arena Amazônia), inclusive partidas contra Corinthians e o clássico diante do Flamengo (duas maiores torcidas do país). Justamente por conta disto, as equipes acabam jogando muito mais jogos ‘fora de casa’ do que em ‘casa’.
 
Porém, é destacado pela Veja que é completamente aceitável que estádios como a Arena Pantanal receba grandes jogos. Mas “além de ser um expediente algo enganoso – afinal, receber quatro ou cinco jogos numa temporada, sem nunca lotar o estádio, está longe de cobrir os gastos com a manutenção das caríssimas arenas –, o comércio dos mandos de campo acaba prejudicando o próprio equilíbrio da briga”.
 
A utilização destas arenas para shows, amistosos e megaeventos, como a partida de futsal da seleção brasileira que aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para mais de 50 mil pessoas, são outros meios de se manter os espaços de acordo com a matéria. “Seria possível, ainda, abreviar maçantes Campeonatos Estaduais e realizar torneios de verão ou amistosos de pré-temporada nessas cidades, dando a elas a chance de acompanhar os grandes times do país em ação sem estragar a continuidade do Brasileirão. Opções para amenizar os gastos necessários para cuidar dos elefantes brancos existem. Faltam as boas ideias e os cartolas profissionais para torná-las viáveis”.

Mesmo com a falta de um representante na primeira divisão do campeonato nacional, a Arena Pantanal tem recebido um bom público em partidas com equipes mato-grossenses. As rodadas duplas implantadas pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) têm surtido efeito. Foram mais de 10 mil pessoas no estádio em cada uma das rodadas duplas.

Confira AQUI a matéria
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