Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Preocupação com nova gripe lota postos de saúde e clínicas particulares no Rio

G1

A preocupação com a nova gripe, depois que o Ministério da Saúde afirmou que o vírus da doença já circula pelo país fez com que pacientes gripados lotassem postos de saúde e clínicas particulares no Rio.

“Já fui a várias UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em Sulacap, Realengo, Ricardo de Albuquerque, Jacaré, Irajá e acabei aqui, na Tijuca, para ver se consigo atendimento”, reclamava o motorista Aron Sena, depois de circular por toda a cidade.

Numa clínica particular, a fisioterapeuta Eliana Bastos passou horas para conseguir ter seu bebê atendido. “Cheguei às 14h, peguei senha de número 622 e até agora, à noite, meu bebê ainda não foi atendido”, disse ela.

Com os sintomas de gripe depois de uma viagem à França, o publicitário Alex Mendes resolveu se isolar por conta própria depois que teve atendimento médico, mas não conseguiu que o exame que diagnostica a nova gripe fosse realizado.

“Por mais que a gente soubesse e escute muito sobre a doença, na hora em que a gente precisava saber, nem os próprios médicos conseguiram dizer muita coisa pra gente. Estou tomando alguns remédios para combater dor, febre e tudo mais”, contou, por telefone.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, os órgãos da prefeitura estão seguindo as orientações de atendimento do Ministério da Saúde. Já a Secretaria estadual de Saúde informou que qualquer mudança no plano de atendimento será avisada à população, e o ministério ressaltou que cabe a cada médico avaliar a necessidade de se fazer o exame e a gravidade de cada situação.
Imprimir