Imprimir

Notícias / Esportes

Massa entrega desejo de Alonso: "Ir para a Mercedes era o que ele queria"

Globo Esporte

GP do Japão, terra da Honda. A expectativa era de a McLaren fazer um triunfal anúncio da contratação de Fernando Alonso na casa de sua parceira tecnológica a partir de 2015. Mas nada foi comunicado. O que aconteceu foi a RBR pegar a todos de surpresa ao revelar que não contará mais com Sebastian Vettel no ano que vem, tendo o alemão o lugar do espanhol na escuderia italiana como provável destino. Amigo de Alonso da época da Ferrari, Felipe Massa garantiu que o grande desejo do ex-companheiro, na verdade, era a Mercedes. O bicampeão estaria de olho em uma possível saída de Lewis Hamilton das Flechas de Prata ao fim do ano em razão da briga interna com Nico Rosberg. No entanto, o clima no time alemão melhorou e é improvável a saída do britânico, que tem contrato até fim de 2015.


- Ir para a Mercedes era o que Fernando queria, definitivamente. Ele fará de tudo para ir para lá, mas não acho que ele terá a chance no próximo ano. Na minha opinião nada mudará na Mercedes. Então o único lugar será a McLaren – avaliou Massa ao editor chefe de F-1 da BBC inglesa, Andrew Benson em Suzuka.

Felipe Massa, que deixou a Ferrari no fim do ano passado e tem retomado a boa fase na carreira na Williams, acha no entanto que Alonso não terá na McLaren a sonhada chance de ser campeão, principal motivação do espanhol para deixar o time de Maranello, mesmo com a chegada da Honda à equipe britânica.


- Honestamente, a McLaren não está no melhor de seus momentos e esses carros são complicados. Não acho que a Honda chegará de cara com o melhor motor. Não será fácil para eles. Então, Fernando irá para um time em que ele não tem ideia de qual nível será. Ele visa a possibilidade de vencer o campeonato, ou talvez fará uma outra mudança de equipe no fim do próximo ano – especulou o brasileiro.


A possibilidade de sair após um ano de contrato seria uma dos entraves que teriam atrasado o acordo de Alonso com a McLaren, que muitas publicações já dizem estar assinado. Seria uma estratégia para caso Hamilton fique até o fim do seu contrato atual, que vence em 2016. Perguntado se, no caso extremo, o espanhol poderia tirar um ano sabático, Massa desaconselhou:


- Ficar um ano fora não é bom para ele e não é bom para a F-1 também. Ele é um piloto top, muito famoso, muito importante para a F-1. Isso pode acontecer, pois conheço Fernando muito bem, mas não sei se isso seria positivo – completou o brasileiro.


Alonso, por sua vez, garante ter tudo sob controle. Durante o fim de semana em Suzuka, o espanhol disse que tem um plano em sua mente “há dois ou três meses” e que sua decisão é que movimentou o mercado, provocando, a começar, a saída de Vettel da RBR.
Imprimir