Imprimir

Notícias / Turismo

Americano dá dicas de como turista brasileiro deve agir em Nova York

G1

Sabe aquele turista americano que vai à praia no Brasil de chinelo, meia e bermuda, ao lado da mulher usando biquíni grande tipo “fralda”? Ele chama tanto a atenção (negativamente) quanto um brasileiro que vai a Nova York e não dá gorjeta para o taxista ou entra no metrô antes de deixar todo mundo sair do vagão.

Com comparações como essas, o jornalista americano Seth Kugel quer mostrar aos brasileiros como devem se comportar em Nova York e o que podem fazer para não destoar tanto dos moradores locais quando visitarem a cidade. Nesta terça-feira (14), Seth lança o canal no Youtube “Amigo gringo”, com vídeos em que dá dicas – em português, com o típico sotaque norte-americano – para turistas brasileiros (os vídeos serão publicados a partir das 10h).

O primeiro vídeo é dedicado ao metrô. Nos próximos, publicados às terças e sextas, ele falará sobre temas como gorjeta, segurança, roupas para aguentar o frio no inverno, preconceitos dos americanos em relação aos brasileiros, pizza, café e bagel (pão típico da cidade).

Seth é conhecedor das duas realidades. Colunista de viagens do jornal “The New York Times”, ele mora em Nova York há 18 anos. Apaixonado pelo Brasil, adotou São Paulo como segundo lar: além de ter vivido na metrópole brasileira por dois anos ininterruptos, vem com frequência para cá, a trabalho e para rever os amigos.

Ele diz que a ideia é ser não um “guia turístico chato”, mas um “amigo sincero” que aborda as diferenças culturais entre os EUA e o Brasil e explica o que é bem visto e o que é mal visto. “Quero muito que os brasileiros conheçam a minha cidade e que aprendam algumas coisas que são diferentes no comportamento do nova-iorquino”, diz. “Muitas vezes o que faz sentido no Brasil não faz sentido em Nova York. É como o turista americano que vai ao Brasil e não sabe que se usa sunga na praia”, exemplifica.

Piadas

O Brasil perde apenas para o Reino Unido e para o Canadá entre os países que mais enviam turistas para Nova York. Quase 900 mil brasileiros visitaram a maior cidade americana em 2013, um recorde.

Seth usa o bom humor nos vídeos e não poupa brasileiros (e até os americanos) nas piadas sobre os erros comuns de quem visita o país. Em vários momentos, ele diz o que o turista deve fazer para não se tornar um “puta babaca”, um bordão da série de vídeos. Por exemplo, no vídeo sobre o metrô, ele diz: “Em São Paulo ou no Rio, o brasileiro, normalmente bem simpático, vira um ‘puta babaca’ e tenta entrar no trem antes de as pessoas saírem, atrapalhando todo mundo. Aqui não dá para fazer isso”.

O jornalista afirma que espera ser bem interpretado. “Quis fazer algo leve, divertido. Tento tratar o turista brasileiro com o respeito que ele merece. Inclusive passo muito tempo defendendo e educando meus compatriotas sobre o Brasil. Todo turista está em um lugar estranho. Quero apresentar a minha Nova York para o brasileiro”, diz.

Dicas do “amigo gringo”
-No metrô, sempre deixe todos os passageiros saírem primeiro do vagão. “Em São Paulo ou no Rio, o brasileiro, normalmente bem simpático, vira um ‘puta babaca’ e tenta entrar no trem antes de as pessoas saírem, atrapalhando todo mundo. Aqui não dá para fazer isso”, diz Seth.

-Deixe gorjeta para garçons, bartenders, taxistas, carregadores de mala em hotéis e outros prestadores de serviço. “Não dar gorjeta é o equivalente a seu chefe não te pagar no fim do mês. Eles contam com ela para sobreviver”, diz o jornalista. Regra básica para o restaurante: deixar entre 15% e 20%.

-No trânsito, quando o semáforo abre para o pedestre, alguns carros que estão virando à direita podem continuar circulando. Seth recomenda olhar diretamente nos olhos do motorista para que ele pare e dê passagem. “Nova York não é como outras cidades dos EUA, onde o pedestre é rei”, diz. 

-”Visitar Nova York sem comer um bom bagel é como ir pra Salvador sem provar acarajé”, diz Seth, referindo-se ao pão de origem judaica típico da cidade. Ele recomenda pedir sabores simples, como a versão com cream cheese ou com salmão defumado. “Sabores malucos como piña colada? Esquece”, diz.

-Peça ajuda. “Em Nova York, parece que todo mundo está de mau humor, mas na verdade nós adoramos ajudar turistas perdidos”, diz o jornalista.

Quando o brasileiro está sendo um 'babaca' em Nova York, segundo Seth
-Quando vai ao restaurante com amigos e tenta dividir a conta entre 5 cartões diferentes.

-Quando não dá gorjeta nenhuma para o taxista ou dá pouca gorjeta para o garçom, mesmo sendo bem atendido.

- Quando anda devagar pela calçada tirando fotos e se perguntando por que o nova-iorquino anda tão rápido.

-Quando reserva hotel perto de Times Square se achando um homem de negócios.

- Quando compra café no Starbucks achando que está fazendo algo muito nova-iorquino.

-Quando compra pizza de 90 centavos, acha que está comendo pizza nova-iorquina e ainda fala mal depois.
Imprimir