Imprimir

Notícias / Esportes

"Endiabrado", Neymar versão 2014/15 supera Romário e Rivaldo

Terra

O talento de Neymar no Barcelona enfim desabrochou. Depois de ser contratado com status de superestrela e de ter feito uma modesta temporada de estreia no clube catalão – na qual batalhou contra lesões e se viu envolvido em polêmica sobre os valores de sua transferência -, o camisa 10 da Seleção Brasileira finalmente vem conseguindo repetir, na Espanha, o futebol que o consagrou no Brasil. “Endiabrado”, o craque faz um início de Campeonato Espanhol espetacular: melhor que os mais prolíficos de Romário, Rivaldo e Ronaldinho, por exemplo.

De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário Mundo Deportivo, Neymar é, desde Ronaldo em 1996/97, o brasileiro que crava o melhor início de competição nacional pelo Barcelona. Após oito rodadas, o atacante aparece na vice-artilharia da liga espanhola com oito gols. O que torna o feito ainda mais impressionante é que ele só atuou sete vezes – ou seja, tem média de mais de um gol por partida no campeonato.

Na história do clube catalão, somente dois brasileiros tiveram um começo de temporada melhor que o de Neymar: Em 1958/59, Evaristo de Macedo balançou as redes nove vezes a esta altura do Campeonato Espanhol. O mesmo número foi alcançado por Ronaldo quase 40 anos depois, em 1996/97 – quando foi eleito o melhor jogador do planeta pela Fifa.

Para se ter ideia do tamanho do feito do jovem de 22 anos, basta olhar para outras lendas da história do futebol brasileiro e do Barcelona. Em 1993/94, quando também foi premiado pela entidade que comanda o futebol mundial, Romário chegou à oitava rodada do Campeonato Espanhol com “apenas” seis gols. Quatro temporadas depois, Rivaldo também tinha seis nesta altura da competição. E Ronaldinho? No seu melhor início de Espanhol, em 2006/07, possuía cinco tentos nos oito primeiros jogos.

Neymar, então, está com tudo. Para melhorar, ainda se vê com números superiores aos de ninguém mais ninguém menos que Lionel Messi, que “só” balançou as redes sete vezes na liga espanhola até aqui. Apenas o monstro Cristiano Ronaldo bate o brasileiro. O português, aliás, já soma 15 gols em oito rodadas na competição – que é o recorde da história do campeonato. O próximo desafio de Neymar? Justamente diante do Real Madrid de Ronaldo, no sábado, às 14h (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Antes disto, ele ainda entra em campo pela Liga dos Campeões da Europa, nesta terça, às 16h45, para enfrentar o Ajax.
Imprimir