Imprimir

Notícias / Política BR

Lula diz que tom da 'campanha de agressão ao PT' na eleição foi inédito

G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira (29) em sua página oficial noFacebook um vídeo no qual comenta o resultado da eleição presidencial e afirma que, ao longo dos últimos meses, houve uma campanha contra o PT “como em nenhum momento da história”. Na gravação de pouco mais de oito minutos de duração, o petista ressalta ainda que tanto os eleitores da presidente Dilma Rousseff (PT) quanto os do presidenciável tucano Aécio Neves deram uma “lição” nos políticos, pois mostraram que sabem o que querem do Brasil.

“Se você olhar como petista, você percebe que houve uma campanha de agressão ao PT como em nenhum momento da história, ou seja, uma coisa muito dura contra o PT, a ponto do Aécio ficar dizendo o tempo inteiro que é preciso acabar com o PT, tirar o PT. Ou seja, então, você fica mais nervoso”, disse o ex-presidente.

Nesta quarta-feira, o candidato derrotado do PSDB ao Palácio do Planalto também divulgou vídeo em sua página no Facebook no qual afirmou que o PT usou na campanha “infâmia e mentira” contra a candidatura do tucano.

Ao longo da gravação, o ex-presidente Lula ressaltou a ascensão social dos últimos anos e defendeu o programa Bolsa Família, além de afirmar que, assim como os mais pobres, a classe média, os banqueiros, os empresários e todas as camadas da população “subiram degraus” na última década. “Está todo mundo vivendo um padrão descente e digno nesse país”, disse.

“Eu acho que há um equívoco das pessoas que se opõem às políticas sociais. As pessoas deveriam agradecer a Deus por essas políticas sociais porque elas elevaram a vida das pessoas, elevaram o consumo de alimento, diminuíram a mortalidade infantil e fizeram as pessoas virar cidadãs. Eu acho que mais generosidade e menos preconceito vão fazer muito bem para esse país”, completou.

O ex-presidente comentou no vídeo que a população deu “lição de democracia” e que o comportamento dos eleitores no dia da votação mostra a consolidação definitiva da democracia como um valor inestimável para o país.

Lula disse também ficar imaginando como sofrem as pessoas que têm “tanto ódio” – o ex-presidente não citou algum fato específico, como as mensagens ofensivas publicadas contra nordestinos nas redes sociais após a eleição de Dilma – e afirmou que é importante as pessoas compartilharem a felicidade, não o ódio.

“Eu acho que o povo brasileiro, com todas as divergências, com todos seus votos diferenciados, aqueles que votaram nulo, aqueles que votaram em branco, aqueles que se abstiveram, os que votaram em Dilma, que votaram em Aécio, deram uma lição de política nos políticos, ou seja, o povo sabe o que quer”, afirmou.
Imprimir