Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Novembro é o mês do cuidado da saúde masculina

Da Assessoria

O novembro azul é originariamente dedicado ao Diabetes Mellitus (dia 14 de Novembro é o dia mundial do diabetes) e, em muitos lugares do mundo instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, entre outras atividades, para que o diabetes seja mais divulgado, bem como seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos.

Com a repercussão do Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida, iniciaram a conscientização dos homens sobre a necessidade da realização de exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Soma-se a isso a campanha “bem humorada” e “não ofensiva” de sensibilização para o câncer da próstata (dia 17 de novembro é o dia de combate ao câncer de próstata) e outros tipos de câncer masculino, disfunção erétil, depressão masculina, a promoção do cuidado com a saúde dos homens, arrecadação de fundos para instituições filantrópicas associadas e incentivo ao cavalheirismo, pela Movember Worldwide Foundation, movimento originariamente criado em 2003 na Austrália.

Este movimento em específico pretende “mudar a face da saúde dos homens", e por isso estimula o cultivo de bigodes durante o Novembro, como forma de participação - “mo”=moustache (bigode) +“vember”=november.

É importante esclarecer que as campanhas como o Novembro azul e o Movember são ações das sociedades civis e não dos serviços públicos de saúde, que apoiam estas ações por estas contribuírem com cuidado e o auto-cuidado da saúde da população em geral em todas as faixas etárias. É desta forma que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso estimula todo o cuidado e auto-cuidado em saúde dos homens com a representação de homens em três faixas etárias por ordem de envelhecimento (azul, verde e laranja respectivamente), com o slogan: “Não importa o tipo de homem que você é, seja do tipo que cuida da saúde!’.
Imprimir