Imprimir

Notícias / Brasil

42% dos idosos presos no DF são acusados de estupro, diz estudo

G1

Uma pesquisa feita pelo Tribunal de Justiça apontou que quase metade dos idosos presos no Distrito Federal cometeram estupro. Os dados se referem a fevereiro de 2013 e consideram 69 homens, com idades entre 61 e 85 anos. Não houve mulheres nessa faixa etária detidas na época.

De acordo com o levantamento, os crimes de natureza sexual – estupro e estupro de vulnerável – corresponderam a 42% dos motivos da prisão. Eles foram seguidos por crimes contra a vida – homicídio e lesão corporal seguida de morte –, que somam 24% dos casos, e aqueles previstos na lei antidrogas, 12%.

Ainda segundo o estudo, batizado de “Perfil da Pessoa Idosa Cumprindo Pena Privativa de Liberdade no Distrito Federal”, 37 dos sentenciados começaram a cumprir a pena já com 60 anos ou mais. A média das punições foi de 14 anos, 4 meses e 3 dias. A maior delas superava os 72 anos e a melhor era de 2 anos.

A pesquisa mostrou ainda que 35% dos idosos eram casados e 22%, divorciados. Dos 69 homens, 57 recebiam visitas frequentes.
Imprimir