Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

REDD MT é tema de reunião entre integrantes da ONG TNC e governo do Estado

Assessoria/Secom

Representantes da Organização Não Governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC) e do Instituto Centro de Vida (ICV) foram recebidos pelo secretário chefe da Casa Militar, Cel. Alexander Torres Maia, para uma reunião sobre a implantação do projeto de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD), em Mato Grosso. A reunião foi nesta segunda-feira (20.07) e contou também com a participação de servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Sarene Marshal e Greg Fishbein, da TNC, coordenam os projetos de redução de carbono e mudanças climáticas na Indonésia, Bolívia e Brasil. Esta reunião faz parte de um trabalho realizado em parceria entre o Governo do Estado e as ONGs para a implantação do REDD na região Noroeste do Estado. O projeto servirá como “piloto” e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, deseja apresentá-lo na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhagen na Suíça, em dezembro de 2009.

Existem projetos similares em outros países, no entanto, a magnitude do que está sendo implantado no Estado chama a atenção e o torna inédito. A idéia inicial é criar valores econômicos para manter a floresta em pé, evitando o desmatamento.
Durante a reunião diversos assuntos pertinentes ao REDD MT foram discutidos. Uma questão essencial é o calendário do projeto já que precisa estar estruturado e implantado até dezembro deste ano.

Miguel Calmon da TNC Brasil, destacou a importância de se concentrar nesse projeto “É muito importante ter uma disciplina, e um certo controle, para que não caia na tentação de querer fazer projetos pequenos, pontuais, que teriam pouco potencial de uma agenda nos parâmetros internacionais de mudanças climáticas”.

O estadunidense Greg Fishbein completou destacando a magnitude do REDD MT. “Esses projetos com maior visibilidade têm uma grande tendência de no futuro conseguirem mais investidores. Para isso precisam ser bem desenhados e levar em consideração todas as questões técnicas. Mesmo que demore mais tempo para se implantar , se bem estruturado lá no futuro estaremos ajudando muito mais as questões climáticas, e com certeza arrecadando mais dinheiro para investir no meio ambiente, reduzindo assim o aquecimento global, que é a nossa maior preocupação” disse Greg.
Imprimir