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Sem previsão de entrega, VLT terminará 2014 com apenas uma estação pronta

Da Redação - Wesley Santiago

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terminará o ano de 2014 com apenas uma de suas estações finalizadas. O novo modal deveria ter sido finalizado em março deste ano, antes da Copa do Mundo de 2014, porém, a realidade é totalmente diferente, já que a data de entrega ainda é uma incógnita.

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De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), ao longo dos 22 km serão distribuídas 32 estações de embarque e desembarque de passageiros, sendo 21 na linha 1 (Aeroporto-CPA) e 11 na linha 2 (Centro-Coxipó). Em cada um dos quatro terminais haverá uma estação de embarque e desembarque anexa, totalizando 36 estações.
 
Até o momento, o Consórcio VLT iniciou a construção da Estação Aeroporto, a primeira a ser erguida no trajeto do VLT, em meados de fevereiro de 2014. Em junho, a parte civil foi concluída, restando apenas acabamentos nas partes elétricas, hidráulica entre outras. Para breve, esta prevista a instalação dos sistemas de telecomunicação e operação do novo modal.
 
Sete estações estão sendo construídas pelo Consórcio, são elas: Aeroporto, Couto Magalhães, Shopping Fórmula, Secretaria dos Esportes, Cristo Rei, Abelardo Azevedo e FEB, em Várzea Grande, na ordem no sentido Aeroporto-Cuiabá.
 
Com exceção da Estação Aeroporto, que está com a parte estrutural concluída, as demais estão com a estrutura metálica instalada, sendo a próxima etapa relacionada à cobertura. A estação da FEB está na fase de fundação, para posteriormente instalar as estruturas metálicas referentes aos pilares e cobertura.
 
Incógnita
 
O diagnóstico do atual governo realizado pela equipe de transição do governador eleito Pedro Taques (PDT) apontou diversos problemas nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que foram geridas por Silval Barbosa (PMDB). Apesar da obra ter 72% do valor pago, apenas 50% das obras executivas estão prontas.
 
O estudo apontou ainda que há inexistência de tecnologia apropriada no país para viabilizar a operação do VLT. Vale lembrar que os trens e sistemas do novo modal já estão pagos e montados, porém, ainda não têm condições de operar, já que as vias e as estações do novo modal não estão prontas. Por conta de todas as patologias detectadas, o estudo concluiu que não há previsão para a finalização concreta das obras. Através da assessoria de imprensa, a Secopa disse que o secretário Maurício Guimarães não iria se pronunciar sobre o assunto.
 
VLT
 
No total, serão 22 km divididos em duas linhas do VLT. A primeira ligará o Aeroporto até o CPA (Centro Político Administrativo), enquanto a outra conectará o Coxipó ao Centro da capital mato-grossense. O projeto inicial previa a entrega do novo modal em março deste ano, antes da Copa do Mundo de 2014 o que não chegou nem perto de acontecer.
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