Imprimir

Notícias / Esportes

Tocha dos Jogos Olímpicos de 2016 passará por Cuiabá e mais 249 cidades brasileiras

Da Redação - Wesley Santiago

O Comitê Rio 2016 anunciou que a tocha dos Jogos Olímpicos de 2016, que terá o Rio de Janeiro como sede, passará pela capital mato-grossense e mais 249 cidades brasileiras a partir de maio do ano que vem. A tradicional atividade deverá durar de 90 a 100 dias e irá percorrer mais de 20 mil quilômetros. Como acontece sempre, ela será acesa na cidade de Olympia, na Grécia.

Leia mais:
Arena Pantanal será liberada para abertura do Campeonato Mato-grossense
 
Durante uma semana, a tocha circulará pela Grécia, até chegar a capital, Atenas.  Depois, um representante brasileiro receberá a chama que será trazida para o país. Ainda não foi marcada a data para que a tocha seja acesa e nem o local em que ela irá chegar. As cidades que receberão o objeto serão divulgadas em maio deste ano.
 
Porém, já está definido que todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal receberão a ‘visita’ da tocha olímpica. Os condutores da tocha ainda serão definidos pelo Comitê Rio 2016, Comitê Olímpico Brasileiro e os três patrocinadores do evento. Alguns brasileiros considerados "anônimos", também terão a oportunidade de levar o objeto pelas ruas brasileiras.
 
“Tive a honra de poder carregar a tocha em várias edições, mas a maior emoção que tive foi receber a chama olímpica das mãos do presidente Mandela para trazer para o Rio em 2004. Estive com ele na cela em que ele esteve, e dali saiu a caminhada da chama olímpica, que foi acesa pela primeira vez no nosso continente, no Maracanã, pelo Pelé”, disse o Presidente do COB e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
 
O presidente da Nissan Brasil, o francês François Dossa, discursou em tom democrático, quando questionado sobre a possibilidade de protestos: “Pode haver protestos, não teremos problemas com isso. Eu sou francês, moro aqui e posso falar. Muitas vezes o brasileiro é muito pessimista com o país dele, e a Copa foi exemplo de organização. Brasil tem que ter fé porque vai organizar os melhores Jogos da história”.
Imprimir