Imprimir

Notícias / Cidades

Mais de três mil lotes deve ser titulados em Cuiabá este ano

Da Redação

Além dos 400 títulos de regularização fundiária entregues no bairro Jardim União na sexta-feira (27), há outros que deverão ser retirados no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O presidente do Intermat, Afonso Dalberto, destacou que como era a quarta vez que se falava em regularização fundiária no bairro, os moradores estavam incrédulos de que iriam receber o documento que garante a propriedade. “São 892 títulos que deveriam ser expedidos no Jardim União, mas a maioria dos moradores não acreditou que isso aconteceria, e com razão, já que muitos utilizaram o sonho dos moradores para fins políticos, mas não é dessa forma que o governador Blairo Maggi trabalha. Os demais moradores devem buscar o Intermat e levar os documentos para que o documento seja emitido”, destaca o presidente do órgão.

Ainda neste ano, outros bairros de Cuiabá devem ser regularizados. Há 387 títulos que deverão ser entregues no bairro João Bosco Pinheiro em 2009 e outros 2.258, fruto do convênio do Intermat com o Ministério das Cidades. Os bairros que devem contemplados são: Jardim Três Poderes, Jardim Paiaguás 2, Jardim Florianópolis 2, Jardim Centro América 2, Serra Dourada, Voluntários da Pátria e Vista da Chapada.

O Intermat só emite título de regularização fundiária em áreas publicas do Estado, mas para isso há trâmites que precisam ser respeitados. Primeiro, há a mobilização da comunidade onde a ação será realizada para explicar os procedimentos, em seguida há o cadastramento dos lotes, a medição topográfica, a aprovação do projeto junto a Prefeitura de Cuiabá, o registro no cartório e depois a emissão do título.

No caso do bairro João Bosco Pinheiro, a fase atual é a da aprovação na Prefeitura de Cuiabá. A previsão é de que a emissão possa ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Já no caso dos títulos do convênio com o Ministério das Cidades, na primeira quinzena de março começará a mobilização das comunidades dos sete bairros atendidos com a regularização fundiária.
Imprimir