Imprimir

Notícias / Política MT

Secretário afirma que Secopa omitiu relatórios que apontavam falhas graves nas obras da Copa

Da Redação - Jardel P. Arruda

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Gonçalves, afirmou que a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) omitiu os relatórios de acompanhamento das obras do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) que apontavam os erros e atraso dos trabalhos. De acordo com ele, vários pedidos foram encaminhados para a pasta, mas nunca os documentos foram divulgados.

Leia mais:
Governo não tem orçamento para finalizar obras da Copa

“Como já colocou na apresentação, esses 24 relatórios só foram possíveis de ser a partir do dia dois de janeiro”, disse o secretário, que já atuava como auditor da Controladoria durante a gestão passada. “A omissão e o não fornecimento desses documentos para órgão do controle interno e, ou órgãos de controle externo, também é um problema de administração”, completou.

De acordo com ele, os repetidos pedidos feitos pela CGE a Secopa constarão no relatório que está sendo preparado pelo Governo, no qual serão avaliadas as responsabilidades pelos erros cometidos na condução das obras da Copa do Mundo.

O consórcio Planservi-Sondotécnica acompanhou as obras do VLT de junho de 2013, seis meses após o início dos trabalhos, a dezembro de 2014. Nesse tempo produziu 24 relatórios, nos quais apontou, reiteradamente, inúmeros erros que precisavam ser corrigidos, má qualidade dos trabalhos e o atraso.

Entre os principais problemas está a falta de projetos executivos para várias obras e a má qualidade dos existentes. Até o último relatório, o Consórcio VLT ainda não havia apresentado um projeto executivo completo para a obra.

Além disso, várias adequações foram feitas durante a execução das obras sem nenhum projeto prévio. Por exemplo, uma trincheira foi prevista como acesso do VLT debaixo do viaduto do Cristo Rei, não foi construída e nenhuma alternativa foi pensada para o fato.
Imprimir