Imprimir

Notícias / Brasil

Escândalo da Petrobras inspira fantasias no café da manhã do Galo

G1

A concentração do Galo da Madrugada começou animada no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central do Recife, na manhã deste sábado (14), com orquestra de frevo e foliões chegando fantasiados desde as 6h para o 38° desfile da agremiação. Muitos escolheram o escândalo da Petrobras como tema para as brincadeiras.

Já é tradição o bloco reunir gente que escolhe fatos políticos para se fantasiar. O grupo da fotógrafa Michelly Pessoa bolou a roupa "Propinobras". "A família do meu namorado sempre se reúne para falar de algum acontecimento marcante, como esse escândalo da empresa. Viemos de frentistas, com bomba que não sai gasolina, mas dinheiro", explicou.

A aposentada Marta Pessoa também entrou na onda, trazendo a placa: "E na Petrobras, a desgraça continua firme e forte", lembrando a ex-presidente da empresa, Graça Foster. Ela  saiu da diretoria no começo deste mês em meio às investigações da Operação Lava Jato. "No carnaval temos uma boa oportunidade para se fantasiar assim porque você tem liberdade de protestar", afirmou.

O professor universitário Ivo de Andrade Lima mudou de assunto e se vestiu de "Alberto Pau de Selfie" em referência ao doleiro Alberto Youssef, também envolvido nas investigações da Operação Lava Jato. "'Você sabe que o dinheiro precisa ser levado e o doleiro lava para ficar limpinho (risos). Carnaval é uma chance para a gente aprender a viver", brincou.

A administradora Flávia Portino aproveitou as semelhanças com a presidente Dilma Rousseff e veio de Dilma Boneca Inocente. "Vim chamar você para o carnaval. Deixem de lado as propinas e outras coisas, o importante é a alegria com a nova Bolsa Mamatinha, benefício que o governo está lançando para formalizar o que já existe para os políticos", brincou.

Mas teve gente que esqueceu a política para entrar na brincadeira de gente pequena. As irmãs Kátia e Karen Gouveia vieram ao Galo com as filhas Luna e Lara das bonecas norte-americanas Monster High. "As meninas gostam do desenho e é ótimo para fazer uma fantasia, com maquiagem, roupa e performance. Será o primeiro desfile delas", disse Kátia.

Já o dentista Luiz Lapenda veio com os amigos de 'chikungunya', aproveitando o aparecimento da doença no Brasil. Ele se vestiu do mosquito Aedes aegypti e chegou a ser atacado por um inseticida de mentira, em perfomance com as colegas. "É uma maneira jocosa de alertar a população", apontou.

Política
O tradicional café da manhã, com pratos regionais, também recebeu centenas de pessoas dentro do Forte das Cinco Pontas, entre elas o governador do estado, Paulo Câmara, e o prefeito da cidade, Geraldo Julio. "Vamos para o Galo e passar em Olinda, depois vamos para o interior do estado. Convidamos algumas pessoas, como o ministro do Turismo [Vinícius Lages]. A gente quer o carnaval de paz e, não tenho dúvida, que vamos fazer uma festa bonita", disse Câmara. "Tivemos uma abertura bonita ontem, com mais de 100 mil pessoas, com grande show de Naná Vasconcelos. E a gente espera que hoje o desfile do Galo seja apoteótico. Eu vou ficar no Recife, acompanhando a festa nos polos, que este ano temos quase 70", complementou Geraldo Julio.

O desfile começou às 9h, com disparo de 33 mil tiros e saída do porta-estandarte, dos cabeções e das almas da Travessa do Forte, seguidos pelos carros alegóricos em referência aos homenageados desta edição, o escritor paraibano Ariano Suassuna e o compositor Carlos Fernando. Ao todo, 25 trios vão animar o público pelas ruas do bairro de São José, com atrações como Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Maestro Spok, Elba Ramalho, Nena Queiroga, Saulo Fernandes, Nonô Germano, Maestro Forró, Margareth Menezes e Musa.
Imprimir