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Com apenas 67% das obras prontas e custo de R$ 19 mi, viaduto da Dom Orlando Chaves passa por reparos

Da Redação - Wesley Santiago

As obras de reparo do viaduto da Dom Orlando Chaves, localizado em Várzea Grande, foram finalizadas pela construtora Sanches Tripoloni, responsável pela obra. A estrutura, com custo de R$ 19 mi, estava parcialmente bloqueada para que fosse executada a instalação dos elastômeros nas juntas de dilatação do elevado. Porém, o que chama a atenção é o fato de que o elevado ainda está com apenas 67% dos serviços finalizados.

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Viaduto da Dom Orlando Chaves tem problemas na junta de dilatação e rachaduras; Fotos
 
O reparo foi executado para assegurar à estrutura a sua longevidade, de acordo com o Gabinete de Projetos Estratégicos (GPE). A junta de dilatação é a separação física entre duas partes de uma estrutura, que permite que ambas possam se movimentar sem que haja transmissão de esforço entre elas. Já o elastômero é um polímero que apresenta propriedades “elásticas”, que ajuda a proteger a junta aumentando a durabilidade da estrutura de concreto.
 
As obras do Complexo da FEB é constituída da construção do viaduto, adequação de rotatória na avenida Dom Orlando Chaves, recuperação de pista e rotatórias da avenida Miguel Sutil, trecho da avenida da FEB, até a rotatória Ciríaco Cândia. Os serviços custarão R$ 19.228.805,79 e até o momento foram pagos R$ 12.898.101,12.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), ainda faltam os seguintes serviços para serem executados: Regularização de serviços já executados; Realização de Acabamentos; Correções de não conformidades; Medição Final; Recebimento Provisório e Definitivo.
 
Recentemente o Olhar Direto noticiou sobre os problemas detectados no elevado. O laudo emitido pela empresa LSE Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda detectou diversas falhas no elevado, entre eles, problemas na junta de dilatação e rachaduras no asfalto. Vale lembrar que ele está liberado para trânsito desde junho de 2014, mas só foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.
 
Projeto era outro
 
Durante a audiência pública, realizada na última segunda-feira (09), o secretário extraordinário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, informou que o projeto inicial do viaduto da Dom Orlando Chaves era outro. No início, estava prevista uma trincheira no local para que houvesse um melhor fluxo de veículos, o que não aconteceu.
 
A obra
 
O viaduto da Dom Orlando Chaves está aberto para trânsito desde o dia 11 de junho e custou R$ 19,2 milhões aos cofres públicos. O investimento foi feito através de uma parceria do Governo do Estado com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Um problema com um espécie de lago que fica no local, chegou a atrapalhar as obras. 
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