Imprimir

Notícias / Educação

Olhares para a África é tema de palestra

Da Assessoria/Unemat

O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA) da Unemat promove a palestra “Olhares para a África”, proferida pelo professor Ms. Rui Jorge da Conceição Semedo, natural de Guiné-Bissau, e mestrando da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento é aberto à comunidade e será realizado nesta sexta-feira (24.07), às 19h, no Centro Cultural de Cáceres, ao lado da Caixa Econômica Federal.

O professor também ministrará palestra aos alunos do Projeto NEGRÁFRICA, sob a coordenação da professora e técnica universitária Jaqueline da Silva Albino, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que traz uma abordagem sobre a cultura, política e geografia da Guiné-Bissau.

A programação integra a comemoração do ano de graduação da primeira turma de cotistas formados pela Unemat, por meio do Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER), que desde 2005 reserva 25% das vagas dos vestibulares a estudantes negros.

No mesmo dia, a partir das 17 horas, a Universidade do Estado de Mato Grosso recebe, em Cáceres, a visita da comitiva da Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, que veio conhecer de perto as dependências da Unemat, única instituição pública com programa institucional de cotas.

A comitiva é composta pelo diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro, Mauricio Reis; a procuradora geral da República na FCPalmares, Dora Lucia Bertulio; o presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial-Cepir, Pedro Reis; e a coordenadora do Incra da Coordenadoria Nacional Quilombola, Givania Conceição.
Imprimir