Imprimir

Notícias / Esportes

Clarissa comanda a festa, e brasileiras vencem gringas no Desafio da LBF

Globo Esporte

O aniversário de 27 anos só será completado no próximo dia 10 de março, mas os presentes de Clarissa dos Santos já começaram a chegar. Primeiro foi o convite do Chicago Sky, da Liga Americana de Basquete dos EUA (WNBA), novo time da ala-pivô de Americana. O segundo chegou neste sábado, em Franca, durante do Desafio das Estrelas da Liga de Basquete Feminino, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Mas foi ela quem ofereceu ao torcedor brasileiro. Sob os olhares das campeãs mundiais Hortência, Alessandra e Adriana, a jogadora que deu seus primeiros arremessos na Mangueira, do Rio de Janeiro, teve uma atuação de gala e infernizou as estrangeiras. Com um duplo-duplo de 26 pontos e 17 rebotes, ela fez a diferença na vitória da LBF Brasil sobre a LBF Mundo por 78 a 73 (34 a 34) e foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa da partida). 

- Com certeza é um momento especial na minha carreira. Já estava muito feliz com o acerto com o Chicago, da WNBA, que sempre foi uma vontade minha, e hoje consegui ter uma ótima atuação e ajudar a nossa equipe a vencer as estrangeiras. Apesar de ser um jogo festivo, ninguém quer perder, e o jogo foi sério. Elas nos venceram no ano passado, e tínhamos que vencer para dar o troco - disse Clarissa após a partida.
 

O jogo no Ginásio Pedrocão era festivo, mas assim que a bola subiu os sorrisos desapareceram dos rostos das atletas, e a coisa esquentou. Ninguém queria perder, e o primeiro quarto foi disputado ponto a ponto. Com destaque para Clarissa de um lado, com seis pontos, e Tiffany do outro, com a mesma pontuação, o placar de 19 a 19 acabou sendo justo. Com quatro pontos cada, Érika e Damiris, que veio do banco, faziam bonito pela LBF Brasil. Pelo lado das estrangeiras, Omotola também anotou quatro pontos.

O segundo período começou com a LBF Mundo melhor. Lideradas pelas americanas Tamera e Sandora, as gringas rapidamente abriram fizeram 9 a 2 e abriram 28 a 21, na maior vantagem da partida até então. Após o pedido de tempo do técnico Antônio Carlos Vendramini, as brasileiras deram o troco, anotaram cinco pontos seguidos e diminuíram o prejuízo para apenas dois pontos. E com uma bola de três de Tássia, a 3m21 para o fim do primeiro tempo, as donas da casa fizerma 32 a 30 e retomaram a liderança. Mas a superioridade brasileira durou pouco, e antes do intervalo as gringas deixaram tudo igual (34 a 34). 

As brasileiras voltaram mais ligadas do intervalo. Principalmente Clarissa. Liderada pela ala-pivô que acaba de acertar sua ida para o Chicago Sky, da WNBA, as donas da casa não tomaram conhecimento das estrangeiras, venceram o período por 30 a 19 e foram para os últimos 10 minutos com uma confortável vantagem de 11 pontos. Com uma atuação espetacular, a camisa 10 liderava as estatísticas com 22 pontos e incríveis 16 rebotes.
 

As estrangeiras não estavam dispostas a deixar as donas da casa fazerem a festa e empataram o confronto. Com uma corrida por 8 a 2, o time dirigido pelo técnico Roberto Dornelas cortou a diferença pela metade nos primeiros três minutos e fez Vendramini pedir tempo. A parada surtiu efeito e, com uma bola de dois de Érika e um chute de três de Ramona, a diferença voltou a subir para nove. As gringas reagiram novamente e diminuíram a vantagem brasileira para quatro.

Para não correr riscos, Vendramini não pensou duas vezes e recolocou Clarissa em quadra. O jogo continuou duro, mas a camisa 10 do Brasil impediu uma cesta das visitantes a menos de 40 segundos para o fim com uma bola recuperada e garantiu a vitória brasileira

LBF Brasil: Adrianinha, Iziane, Jaqueline, Clarissa e Érika. Técnico: Antônio Carlos Vendramini. Entraram: Mariana, Leila, Damiris, Débora e Tássia.

LBF Mundo: Ariadna, Wheeler, Sandora Irvin, Tiffany e Omotola. TÉcnico: Roberto Dornelas. Entraram: Dowe, Ariadna, Tamera, Stefanny, Gelis, Ajavon e Baker 

Imprimir