Imprimir

Notícias / Brasil

Pista de esqui no Parque Madureira será a primeira do Brasil aberta ao público

Extra

A pista de esqui artificial que será construída em Guadalupe, na expansão do Parque Madureira, na Zona Norte do Rio, será a única do gênero no Brasil aberta ao público. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), atualmente existem apenas duas pistas semelhantes — uma em Teresópolis, na Região Serrana, e outra em São Roque, no interior de São Paulo. Mas ambas são privadas.

— Com certeza, uma pista como essa abrirá uma enorme possibilidade de eventos dos mais diversos níveis para os moradores da cidade, o que é de extrema relevância no fomento e na divulgação das modalidades de neve no Brasil — vibra Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN.

A expansão do parque, cujas obras começaram em 2014 e têm conclusão prevista para 2016, vai cortar oito localidades da Zona Norte: Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe. A pista de esqui ficará no último bairro.

Segundo a Secretaria municipal de Obras, a rampa será construída à base de polímero umedecido e terá um sistema de irrigação para possibilitar o deslizamento das pranchas. A operação ficará a cargo do município, e as pranchas poderão ser alugadas no local. Segundo o órgão, ainda não é possível falar em valores, mas “o aluguel terá preços acessíveis, até porque a intenção é popularizar o esporte para a população da região”.

A estrutura terá 125 metros de comprimento por 20 metros de largura. O ponto mais alto da rampa ficará a 22 metros. A pista poderá ser adaptada para grandes eventos, como campeonatos de snowboard, com uso de neve artificial.
Imprimir