Imprimir

Notícias / Esportes

Lutador de taekwondo morre com suspeita de leptospirose no Acre

Globo Esporte

O lutador Euriberto Pereira Gomes Neto, mais conhecido por Bebeto, de apenas 20 anos, morreu neste domingo (15), em Rio Branco (AC). Bebeto se dividia entre o tatame e a profissão de cabo do Exército. Segundo a família, a suspeita é de leptospirose. O laudo médico só deve ser finalizado em três dias.

Segundo o tio de Bebeto, Gildomar Pereira Gomes, o lutador procurou atendimento na Upa da Sobral, no sábado (14). Lá, foi informado para ir ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Mas, só foi atendido na Upa do 2º distrito, de acordo com a família. Bebeto foi internado e liberado por volta das 4h de domingo (15). Voltou a passar mal no fim da manhã e foi para a Upa do 2º distrito e Huerb, mas já era tarde.

- Ele começou a peregrinação nos hospitais não era tarde. Até agora não sabemos a causa exata da morte. Na Upa (do 2º distrito), disseram que foi hemorragia. O que a gente reclama é que não teve um tratamento de um ser humano e vamos cobrar do Estado a sua obrigação - disse o tio.

Segundo a família, Bebeto ajudou a sogra durante a cheia do rio Acre - que atingiu mais de 87 mil pessoas em Rio Branco em fevereiro e março. A casa da sogra, no bairro João Eduardo, foi afetada pela água e Bebeto ajudou a fazer a mudança.

O diretor técnico da Federação de Taekwondo do Estado do Acre (Feteac), Walison Silva, informou que Bebeto era campeão municipal e estadual na modalidade, e se preparava para disputar o Brasileiro, na categoria até 74kg. O atleta deixa a esposa e um filho recém-nascido, de 13 dias.

O velório ocorre na Capela São João Batista e o enterro está marcado para às 16h, no cemitério Jardim da Saudade.

Caso será investigado

Em entrevista à repórter Evely Dias, da TV Acre, na manhã desta segunda-feira (16), na Capela São João Batista, o secretário estadual de Saúde, Armando Melo, disse que foi prestar solidariedade à família e que o caso será investigado. Caso a negligência médica for confirmada, os envolvidos serão punidos.

Nota de pesar

A Federação de Taekwondo do Estado do Acre (Feteac) se solidarizou através de nota, divulgada neste domingo (15). Confira na íntegra:

"É com pesar que comunicamos o falecimento de Euriberto Gomes Pereira ocorrido hoje (domingo) em Rio Branco.

Bebeto como era mais conhecido era faixa preta 1° Dan de Taekwondo e militar do Exército Brasileiro. Foi varias vezes campeão Estadual e Acreano.

A Feteac expressa a família enlutada, o mais profundo pesar, que Deus dê força para enfrentar tão dolorosa perda.

Família Feteac"

Doenças da cheia

Pelo menos 200 casos suspeitos de leptospirose foram notificados em Rio Branco, entre os meses de fevereiro e março deste ano, período em que a capital enfrentou a pior enchente da história. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em fevereiro, mais de 150 casos foram notificados. Destes, 13 foram confirmados,  81 aguardam o resultado do exame e 64 foram descartados. Já em março, foram ao menos 50 casos suspeitos. Apesar de alto, o número ainda é menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Otoniel Almeida uma equipe de agentes comunitários de saúde está fazendo visitas às famílias para dar orientações e alertando para o perigo da doença durante as enchentes e pós-enchentes.
Imprimir