Imprimir

Notícias / Cultura

Itaú Cultural promove palestras hoje à noite em Cuiabá

Da Redação / Thalita Araújo

A caravana do programa nacional Rumos Itaú Cultural 2009 está hoje em Cuiabá para lançar editais e promover debates e palestras. O evento, gratuito, acontece no Sesc Arsenal a partir das 19 horas e os interessados não precisam fazer inscrição antecipada. O Rumos Itaú Cultural é um dos principais programas brasileiros de apoio à produção artística e intelectual. 

Cristina do Espírito Santo, coordenadora do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural e Marcelo Monzani, produtor executivo das itinerâncias Rumos nas 27 capitais do país, falarão sobre formas de participação e características gerais dos quatro editais Rumos 2009: Arte Cibernética; Cinema e Vídeo; Dança; e Jornalismo Cultural. 

Duas palestras completam a noite e dão o tom de debate ao evento. A primeira sobre Processos de Criação, com Laís Guaraldo, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e professora do curso de Semiótica e Multimeios da mesma universidade.
A segunda, "Diálogo com o Público", tem como tema a Dança Contemporânea, e será ministrada por Vera Sala. Ela é criadora e pesquisadora em Dança Contemporânea e professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP. 

Nadine Strobel, técnica de dança do Sesc Arsenal, diz que é uma honra para a instituição receber o evento do Itaú Cultural. “Esse encontro de hoje é de suma importância. Primeiro porque nem sempre Cuiabá recebe nomes como os que vamos receber hoje. É um projeto muito grande, nacional”. 

Ela ressalta que essa troca de informações que será proporcionada logo mais irá abrir um diálogo bastante interessante entre a classe artística local. “Espero que as pessoas venham e absorvam esse conhecimento. Isso vai enriquecer nossa produção aqui no Estado”, diz a técnica, fazendo um convite para que os interessados compareçam.


Mais sobre os palestrantes

Laís Guaraldo é doutora em Comunicação e Semiótica e professora do curso de Comunicação e Multimeios da PUC/SP. Ex-consultora de conteúdo do programa Mundo da Arte, da TV Senac, atualmente integra o grupo de pesquisa em processos de criação da mesma universidade. 

Vera Sala é criadora e pesquisadora em dança. Desenvolve trabalhos de pesquisa e criação artística desde 1987. É professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) desde 1999. Recebeu o Premio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1999 e em 2005, nas categorias pesquisa em dança e criadora intérprete, além do premio Mambembe na categoria pesquisadora performer, em 1998. Indicada duas vezes para o Premio Bravo, com Impermanências (2006) e Pequenas Mortes (2007). É bolsista da Fundação John Simon Guggenheim Memorial Foundation com o projeto de pesquisa em dança: Os Estados do Corpo – O Corpo Como Mídia (2002 – 2003) e Bolsa Vitae de Artes (1997) com a pesquisa Investigação da Teatralidade no Corpo. Selecionada no Programa Municipal de Fomento à Dança, desenvolve pesquisa com Instalações Coreográficas.


O Programa

Em atividade desde 1997, o Rumos Itaú Cultural colabora para o fomento e o desenvolvimento de centenas de obras e de artistas das mais variadas expressões e regiões do país. Os produtos gerados pelo programa são distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais e disponibilizados para emissoras de TV parceiras e site da instituição.

Imprimir