Imprimir

Notícias / Política BR

CPI do HSBC aprova convites para jornalistas e ex-secretário da Receita

G1

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC aprovou nesta quarta-feira (25) requerimento para convidar os jornalistas Fernando Rodrigues e Chico Otávio e o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel a participarem de audiência pública na comissão nesta quinta-feira (26).

A CPI foi instalada nesta terça (24) para apurar eventuais irregularidades relacionadas a brasileiros nas denúncias do "Swissleaks", como foi batizado o vazamento de dados bancários de clientes de uma agência do HSBC na Suíça.

Desde fevereiro, a investigação feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos apontou que vários políticas, artistas, atletas, empresários e celebridades estão envolvidas em um caso de fraude fiscal com suas contas na filial suíça do HSBC.

Segundo o requerimento, o jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, integra o consórcio, e tem cópias dos documentos vazados pelo ex-funcionário do HSBC Hervé Falciani. Chico Otávio, do jornal "O Globo", é ligado à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e também divulga o material no veículo.

Último convidado para a audiência, Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal e especialista em tributação, será questionado, segundo a comissão, sobre mecanismos e possibilidades de se repatriar ao Brasil montantes que tenham sido fruto de evasão sem o correto pagamento de impostos ao país.

Também na quinta, antes da audiência, os senadores integrantes da CPI devem estabelecer um cronograma de trabalho. Há, também, a expectativa de que o colegiado vote um requerimento para convocar o presidente do HSBC no Brasil, André Guilherme Brandão. O requerimento é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice-presidente da comissão.
Imprimir