Imprimir

Notícias / Brasil

Ataque de abelhas fere duas pessoas e dois cães

G1

Um ataque de abelhas deixou duas pessoas e dois cachorros feridos na manhã desta quarta-feira (8) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.

Uma das vítimas, que é alérgica à picada do inseto, está em estado grave. O Corpo de Bombeiros estima que ela tenha levado cerca de 60 picadas pelo corpo.

A situação ocorreu nos fundos de um bar que fica na Avenida Visconde de Mauá. O local foi isolado pelos bombeiros. Eles vestem roupas especiais e, até a publicação da reportagem, ainda estavam no local tentando dispersar o enxame e evitar novos ataques.

As vítimas foram levadas para o hospital.

Recomendações
A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, em caso de acidentes com abelhas, é de que os ferrões sejam retirados imediatamente do corpo da pessoa porque eles injetam todo o veneno em poucos minutos.

Se a vítima for alérgica, deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou procurar o serviço de saúde mais próximo.

Veja outras recomendações:

- Em caso de um ataque maciço, procure jogar-se na água ou correr em zig-zag entre a vegetação;

- Jamais tentar mexer com enxames de abelhas e vespas;

- Pessoas alérgicas devem evitar locais onde existam abelhas e não usar produtos que exalem odores intensos, como perfumes e xampus, pois podem atrair estes insetos;

- Quando a pessoa for realizar atividades no campo, utilizar calçados fechados, calças e camisas com mangas compridas;

- Ao encontrar um enxame migratório, saia do local imediatamente;

- Se for detectado algum enxame localizado em um beiral, árvore ou quintal, evite provocar barulho e procure um profissional especializado para retirar a colônia.
Imprimir