Imprimir

Notícias / Política BR

Banco Central tem sido claro sobre importância de controle da inflação, diz ministro

Reuters

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu a atuação do BC (Banco Central) nesta quarta-feira (8) e disse que a autoridade monetária tem se manifestado com clareza e consistência sobre a importância no controle da inflação e disposição em tomar as medidas cabíveis.

"Ele [BC] tem sido absolutamente completo em suas explicações, o que nos dá total conforto", disse Levy a jornalistas.

Questionado se a inflação poderia superar o teto da meta neste ano, de 4,5% com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Levy disse que "com certeza".

No entanto, o ministro se corrigiu em seguida, esclarecendo que sua afirmação se referia à concordância em responder a pergunta de uma repórter sobre se a inflação romperia o teto da meta em 2015. "Com certeza eu responderei a pergunta da colega", disse Levy.

Nesta manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o IPCA subiu 1,32% em março, acumulando alta de 8,13% em 12 meses, maior leitura para 12 meses desde dezembro de 2003.

As declarações de Levy foram feitas em entrevista no Palácio do Planalto, após o anúncio de que o governo iniciará estudos para abrir o capital da Caixa Seguridade, com o objetivo de ampliar a presença do banco federal no setor de seguros.
Imprimir