Imprimir

Notícias / Brasil

Canteiro interrompe ciclovia em construção nos Jardins, em SP

do G1 São Paulo

Um canteiro de jardim interrompe uma ciclovia em construção na Praça Homero Vaz do Amaral, nos Jardins, em São Paulo. A CET informou que a ciclovia não foi concluída e não há previsão de inauguração

A faixa vermelha invade a área zebrada e segue até as sarjetas que delimitam o canteiro da praça. A ciclovia continua do outro lado do dispositivo.

A imagem foi registrada pelo fotógrafo William de Oliveira, de 41 anos, que passou na tarde de sexta-feira (10) pelo local e enviou para o VCnoG1. Ele contou que no momento seguia de carro da Avenida Paulista para a Avenida Faria Lima, para atender um cliente.

"Causa muita indignação. Tanto a Prefeitura quanto a CET investem o nosso dinheiro errado. A pessoa vai ter de parar e continuar andando na pista. As pessoas não respeitam e passam com tudo. Investiram o dinheiro errado", afirmou.

William diz que é a favor das ciclovias, mas acredita que falta planejamento. A Prefeitura de São Paulo lançou um plano de mobilidade para bicicletas até 2030 que prevê a construção de 1,4 mil km de vias. O plano está em debate.

A construção de 400 km de ciclovias até 2016 é uma das 123 metas de gestão de Fernando Haddad, que se elegeu com a promessa de privilegiar o transporte público. Considerando que São Paulo tem 17,2 mil km de vias pavimentadas, o total representa espaço exclusivo para ciclistas em 2,3% do total de ruas e avenidas da cidade.

Segundo estimativas da Prefeitura, o custo total das obras é de R$ 80 milhões. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema). De acordo com a administração, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros.

Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.

A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte na cidade. Em maio de 2014, São Paulo atingiu novo recorde de congestionamento, com 344 km de vias congestionadas em 23 de Maio.
Imprimir