Imprimir

Notícias / Esportes

Cuiabá recebe 1º relatório do programa Cidades do Esporte

Da Assessoria/Secom Cuiabá

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado recebeu nesta terça-feira (14), o relatório do programa Cidades do Esporte, elaborado pela Organização Atletas pelo Brasil e que faz um diagnóstico da situação do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O documento foi entregue pela ex-jogadora de Vôlei, Ida Alvares, e a assessora de Políticas Públicas do Atletas Pelo Brasil, Silvia Gonçalves.

Conforme o levantamento, Cuiabá chama atenção pelo alto índice de acessibilidade que as suas escolas apresentam, chegando a 94% na rede pública municipal.Outro ponto de destaque é o fato de que foram realizados 46 torneios de esporte amador no município no primeiro semestre de 2013, reunindo mais de 29 mil participantes.

“Este é um relatório inédito em que pudemos conhecer a realidade esportiva das cidades e agora planejar ações e políticas públicas, que fortaleçam a prática de diversas modalidades. Os dados foram essenciais para evitar futuros questionamentos quanto ao espaço onde são feitas as atividades e o número de participantes, já que o levantamento foi feito in loco”, explicou Ida Alvares.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Alberto Machado,o trabalho feito pela ONG auxiliará principalmente na elaboração de projetos voltados para crianças, jovens e adultos.“Estas ações propõem mudanças da legislação desportiva, fazendo com que aumente a qualidade de vida da população. Nos colocamos à disposição para dar continuidade a este trabalho”, concluiu o secretário.

O relatório será avaliado por uma equipe de analistas especializados em Políticas Públicas do Esporte. A evolução destes indicadores será acompanhada ano a ano, como forma de se avaliar concretamente o legado dos grandes eventos na cultura esportiva da população brasileira.

“Cada região tem sua dificuldade e vamos trabalhar em cima disso. Nosso objetivo, além de propor um intercâmbio entre as cidades, é estimular a prática do esporte para as pessoas e reforçar esta necessidade junto à sociedade civil”, afirmou a assessora de Políticas Públicas da Associação Atletas Pelo Brasil, Silvia Gonçalves.

Entre as cidades analisadas estão: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Distrito Federal e Cuiabá (MT). Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) não validaram seus dados.
Imprimir