Imprimir

Notícias / Esportes

Segmento esportivo de Sinop cobra ações para o fortalecimento da categoria

Da Assessoria/ALMT

Representantes da classe esportiva sinopense, árbitros, professores de modalidades diversas, atletas e  dirigentes  de agremiações, reuniram-se com o secretário adjunto de Esporte de Mato Grosso,  Luiz Sinohara, que esteve em Sinop, na última semana, para cobrar ações do Estado que fomentem a atividade do setor. Eles também cobraram a retomada dos recursos do Bolsa Atleta, suspensa desde 2012. O deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) mediou a reunião.

De acordo com a categoria, Sinop é um celeiro de atletas, que têm se despontado inclusive em nível nacional, a exemplo do motociclista Joaninha, mas a manutenção desses profissionais e até mesmo o custeio com viagens e hospedagem para competições fica inviável sem o auxílio do poder público, uma vez que a classe empresarial é a única incentivadora desses esportistas.

Em resposta, o secretário-adjunto de Esportes afirmou que o cadastro dos atletas feito em 2012 não foi homologado pelo antigo governo, que alegou falta de orçamento. Ele apresentou um plano de metas para 2015 que inclui a confecção de um novo cadastro para que, no segundo semestre deste ano, os atletas voltem a receber o benefício.

“Existe um cronograma de ações já definidos pela Secretaria de Esporte, mas tudo depende da abertura do orçamento, que deve ocorrer nos próximos dias, para saber quanto e onde poderá investir esses valores. Nossa expectativa é que o cadastro seja concluído até agosto para que o grupo de 2015 comece a receber o benefício em setembro”, disse Sinohara.

Dilmar também acompanhou o secretário em  uma  visita  à duas quadras poliesportiva cobertas localizadas nos bairros Primaveras e Maria Vindilina. Construídas pelo Executivo Estadual  há mais de uma década, os locais foram abandonadas pelo governo anterior. Sem vigilância ou qualquer tipo de manutenção estrutural, os espaços vem sendo depredados, se tornando local de possíveis atos ilícitos.

“Precisamos de uma ação imediata para recuperação desses espaços públicos. Se não houver recurso disponível pelo Estado, suferimos um Termo de Ajustamento para que as quadras sejam repassadas ao Executivo Municipal, ou mesmo, geridas por uma entidade sem fim lucrativo”, cobrou Dilmar.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete do deputado federal Nilson Leitão em Sinop, Fausto Santana e os vereadores Wollgran Lima (DEM) e Fernando Assunção (PSDB).
Imprimir