Imprimir

Notícias / Cidades

Obras no Aeroporto de Rondonópolis devem ser retomadas ainda este mês

Da Redação - Wesley Santiago

As obras do Aeroporto "Maestro Marinho Franco", localizado em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), devem ser retomadas ainda este mês, de acordo com a previsão da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra). O terminal está entre os que serão contemplados pelo programa de expansão da aviação regional, do Governo Federal.

Leia mais:
Aeroporto de Cuiabá volta a ser escolhido como o pior do país em pesquisa do Governo

“A Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) informa que a obra no Aeroporto de Rondonópolis encontra-se paralisada, mas que está prevista a expedição de ordem de início dos serviços para este mês de maio”, diz trecho da nota enviada ao Olhar Direto.
 
Estão previstas as seguintes obras no terminal: ampliação da pista, a reestruturação da iluminação de pista e uma nova área de taxiway, essencial para a organização do tráfego de aeronaves. Ainda está previsto o envio de uma máquina de raio-x, o que auxiliará na vistoria de bagagens de mão, uma esteira para distribuição das bagagens e um moderno sistema de segurança eletrônico.
 
O aeroporto conta atualmente com uma pista de 1.850 metros por 30 largura, o que permite que o local receba pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte. Segundo o engenheiro civil aeroportuário e hidroviário, José Carlos Ferreira, o novo projeto prevê que a pista aumentará para 2.460 metros por 45 largura. Isso permitirá que o local receba aeronaves de grande porte, como os que são usados pelas empresas aéreas TAM (Airbus) e GOL (Boeing).
 
O Secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, defende que a nova pista seja construída paralela a existente, para que não houvesse a necessidade de cancelar os voos para a cidade: “A interdição da pista por um período de 120 dias geraria um transtorno enorme para a cidade. As empresas que aqui estão não terão condições de esperar a conclusão das obras durante esse tempo”.
 
“Nossa intenção é deixar o aeroporto estruturado para que possamos atrair mais empresas, com isso, atender as necessidades da população. Sabemos que a equipe que lá está tem total capacidade para o serviço, pois constantemente participa de todos os cursos de qualificação exigidos, bem como a equipe de bombeiros, que também participa de cursos de combate a incêndio”, ressaltou o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz.
 
Vale lembrar que a aviação regional será uma das prioridades do Ministério da Aviação Civil no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT). O novo ministro, Eliseu Padilha, confirmou que a estruturação dos aeroportos regionais será um dos maiores pontos de investimento: “A prioridade "A" é a aviação regional. Temos que fazer este programa decolar. O Brasil cresceu no interior e ainda não temos condições de responder com a agilidade que gostaríamos”, disse ele recentemente à Rádio Gaúcha.
 
O programa de aviação regional do Governo Federal poderá beneficiar 12 aeroportos mato-grossenses nos próximos anos. O objetivo do programa é construir ou reformar 270 aeroportos no interior do Brasil e deixar os 40 milhões de brasileiros que hoje moram longe de qualquer aeroporto a pelo menos cem quilômetros de um terminal aéreo. Dos escolhidos no Estado, apenas o de Lucas do Rio Verde foi considerado inviável até o momento.
Imprimir