Imprimir

Notícias / Esportes

Fluminense e Cruzeiro empatam e permanecem na parte inferior da tabela

G1

A pouca presença de público no Maracanã traduzia o momento desfavorável vivido por Fluminense e Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. E o resultado de 1 a 1 na partida deste domingo, pela 14ª rodada, manteve as duas equipes em situação ruim, ainda ocupando a parte inferior da tabela. Os gols foram marcados por Henrique, para os mineiros, e Kieza, para os cariocas, que tiveram um homem a mais em campo desde os 16 minutos do segundo tempo.

O Fluminense chegou a 11 pontos, mas está na penúltima posição e ainda vive momento complicado na competição. O Cruzeiro, que tem uma partida a menos do que os demais adversários, agora soma 14 pontos e ocupa o 16º lugar.

Mesmo com apenas um jogador no ataque, o Fluminense logo mostrou estar disposto a abrir o placar nos primeiros minutos. A equipe apostou na velocidade e dominou a partida, mas a falta de pontaria impediu que o objetivo fosse concretizado. Aos seis e nove minutos, o Tricolor perdeu gols incríveis, com Conca e Kieza, ambos frente a frente com o goleiro Fábio, que defendeu.

O camisa 9 tricolor, aliás, lutava sozinho contra os defensores do Cruzeiro, mas dava trabalho. No entanto, o técnico Renato Gaúcho se desesperava à beira do campo a cada vez que Kieza se deixava levar pela linha de impedimento do adversário e aparecia em condição ilegal.

Como o Fluminense não decidia, o Cruzeiro passou, aos poucos, a equilibrar a partida. A equipe mineira dominou o meio-campo e chegou com mais facilidade ao ataque, sempre explorando as laterais. E foi dessa forma que o time mineiro abriu o placar, aos 28 minutos. Após tabela com Thiago Ribeiro, Jonathan recebeu nas costas de Wellington Monteiro, pelo lado direito, e cruzou rasteiro. Henrique apareceu livre no meio da área e tocou para fazer 1 a 0.

Foi o que precisava para que a torcida do Fluminense perdesse a paciência com a equipe. Mas mesmo debaixo de vaias, o time continuava a buscar o empate, e quase conseguiu aos 41 minutos, quando Conca deu um belo passe para Kieza. O atacante entrou na grande área e chutou forte, mas Fábio, bem colocado, espalmou.

Enquanto o Cruzeiro apostou no Diego Renan no lugar de Bernardo, o Fluminense voltou para o segundo tempo com uma formação mais ofensiva. Maicon passou a fazer companhia a Kieza no ataque, e Dieguinho entrou na lateral esquerda, substituindo Fabinho e João Paulo, respectivamente.

O resultado não demorou muito a aparecer. O Fluminense impôs velocidade e chegou ao empate aos dois minutos, num lance que teve a participação das duas novidades tricolores. Dieguinho cruzou pela esquerda e Maicon fez o corta-luz dentro da área. Thiago Heleno rebateu nos pés de Kieza, que chutou, fazendo 1 a 1.

A partir de então, o jogo ficou completamente aberto. Numa sucessão de contra-ataques, Cruzeiro e Fluminense criavam muitas situações de gol, e, no segundo tempo, foi o time mineiro a desperdiçar algumas boas oportunidades. Já o Tricolor se beneficiou dos espaços dados pelo adversário para ganhar uma importante vantagem. Aos 16 minutos, Kieza recebeu lançamento, ficou frente a frente com Fábio e recebeu falta de Leonardo Silva. O árbitro não teve dúvidas em expulsar o zagueiro cruzeirense.

Mas depois de um choque inicial, o Cruzeiro aos poucos se recompôs e, mesmo com um jogador a menos, conseguiu chegar com perigo ao gol do Fluminense. Numa das oportunidades, Thiago Ribeiro escorou de cabeça um cruzamento de Jonathan e obrigou Fernando Henrique a fazer grande defesa no canto esquerdo. Alguns minutos depois, Jonathan chutou cruzado e acertou o travessão.

Nos minutos finais, o Cruzeiro ainda teve grande chance de vencer, depois que Thiago Ribeiro recebeu e ficou cara a cara com Fernando Henrique. O goleiro tricolor saiu bem e fez outra boa defesa. O sofrimento tricolor chegou ao auge aos 49 minutos, depois que Maicon fez boa jogada e cruzou para Kieza. O atacante finalizou para o gol, mas um defensor adversário desviou, e a bola passou raspando a trave de Fábio.

Imprimir