Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Airbag com defeito provoca recall de mais 128 mil carros no Brasil

Auto Esporte

A Toyota e a Nissan ampliaram no Brasil o recall para substituir um airbag defeituoso, que já provocou a convocação de 36 milhões de automóveis no mundo inteiro, desde 2008.

As duas matrizes internacionais anunciaram na última semana o acréscimo de 6,5 milhões de unidades, e as subsidiárias locais apontaram cerca de 128 mil unidades no mercado nacional (veja modelos na tabela abaixo).

No Brasil, os recalls começaram em 2013, alguns foram ampliados em 2014 e agora mais proprietários deverão efetuar a troca do airbag, que pode lançar pedaços de metal ao abrir. Nos Estados Unidos, pelo menos 6 mortes foram relacionadas à falha.

A Honda também ampliou a campanha internacional, adicionando 5 milhões de unidades ao recall, mas ainda não informou se unidades brasileiras estão envolvidas. A empresa afirmou em nota que "está avaliando a situação das unidades produzidas e comercializadas no Brasil e se pronunciará tão logo os levantamentos sejam finalizados."

Toyota
A Toyota anunciou no último sábado (16) a convocação do Corolla (versões XEI e SEG), fabricado entre dezembro de 2003 e março de 2007, e do Fielder, feito em abril de 2014. Além disso, os utilitários Hilux, SW4 e RAV4 também foram chamados, totalizando 128.615 unidades dos 5 modelos.

De acordo com comunicado da fabricante, a correção do problema acontecerá em 2 etapas para o Corolla e o Fielder.

A partir de 25 de maio, os proprietários devem ir à concessionária para desativar o airbag do passageiro. A segunda etapa, que substituirá o deflagrador e reativará o item de segurança, deve ocorrer em até 60 dias.

"O consumidor que confirmar o envolvimento do seu veículo na campanha não deverá utilizar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas, devendo aguardar o início da campanha, em 25 de maio de 2015", alerta a Toyota.

Já para os utilitários Hilux, Hilux SW4 e RAV4, o conserto será feito somente a partir de 15 de junho. Os proprietários devem entrar em contato com a Toyota para agendar o serviço gratuito. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800 7030206.

Nissan
A Nissan chamou mais 75 donos do utilitário esportivo Pathfinder, produzidos no Japão em 2003. A campanha é uma extensão às anunciadas em abril de 2013 e julho de 2014, que envolviam o mesmo modelo. A troca do gerador de gases do airbag já pode ser agendada nas concessionárias da marca, sem custo.
Imprimir