Imprimir

Notícias / Política MT

CPI das OSS convoca duas servidoras da Secretaria de Saúde

Da Redação - Laíse Lucatelli

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as Organizações Sociais de Saúde (OSS) aprovou a convocação de duas servidoras da Secretaria de Estado de Saúde. Eterna Maria Montalvão, que avalia o trabalho das OSS e aponta o valor que deve ser pago a elas, e Gleide Duarte Martins, que atuou na elaboração dos editais e contratos com as entidades. O depoimento de ambas será na próxima terça-feira (2).

Leia mais:
CPI das OSS é instalada e relator diz que modelo foi “cheque em branco” a Pedro Henry

A ideia é que elas possam fornecer um panorama sobre como o sistema de gestão terceirizada dos hospitais regionais foi concebido, e como funcionou na prática. “Queremos ter conhecimento de como foi a ideia inicial, de como é hoje, e do que aconteceu”, disse o presidente da CPI, o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT).

A ideia é também convocar o ex-secretário de Saúde Pedro Henry, responsável pela implantação do sistema de OSS em Mato Grosso. Outros secretários e servidores também podem ser chamados. O relator da CPI, Zé Domingos Fraga (PSD), pretende cobrar de Henry explicações do porquê da insistência no modelo de OSS.

“Pedro Henry era apaixonado pelo novo modelo de gestão. Quero ouvir dele por que havia essa vontade tão grande de implantar esse sistema, que aprovamos até com urgência. Pela administração direta o custo dos hospitais era elevado e a resolutividade era muito baixa. Mas por incrível que pareça, os custos das OSS dobraram e a resolutividade diminuiu ainda mais. Infelizmente não está dando certo, com exceção dos hospitais de Cáceres e Rondonópolis, que estão sendo tocados por instituições religiosas, as OSS Santa Catarina e São Camilo”, disse.

Em uma etapa futura, os parlamentares também pretendem fazer vistorias in loco dos hospitais, para avaliar o funcionamento deles e o atendimento prestado aos pacientes. Na reunião desta terça, os deputados também definiram sub-relatorias para que todos os membros atuem de forma mais aprofundada em uma área.

Além da relatoria-geral, Zé Domingos ficou responsável pela investigação dos atrasos dos repasses da saúde e do Hospital Regional de Sorriso; Saturnino Masson (PSDB) assumiu a relatoria do Hospital Regional de Cáceres; Emanuel Pinheiro (PR) ficou com o relatório dos Hospitais Metropolitano e de Rondonólis, além da Farmácia de Alto Custo; enquanto Pedro Satélite (PSD) fará o relatório dos hospitais de Alta Floresta, Colider e Sinop.
Imprimir