Imprimir

Notícias / Cidades

Professores da Unemat suspendem greve até agosto e técnicos fazem assembleia nesta quinta

Da Redação - Wesley Santiago

Os professores da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) decidiram suspender a greve até o início de agosto. Porém, os docentes prometem ações em busca de melhorias para a categoria. O descumprimento de recompor as perdas inflacionárias de 2014 é considerado a gota d´agua para esta situação. Já os técnicos da Unemat irão decidir se paralisam ou não as atividades nesta quinta-feira (11).

Leia mais:
Greve dos docentes entra no 2º dia; Unemat cita que protesto não atingiu sete campi
 
“A greve dos professores foi suspensa na assembleia que tivemos na terça-feira (09). Voltaremos as nossas atividades a partir do dia 15. Serão feitas deliberações de ações durante o mês de junho e julho em busca de melhorias para nossa categoria”, disse ao Olhar Direto o presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Leonir Boff.
 
De acordo com o presidente, a retomada deve acontecer no início de agosto, com a realização de uma nova assembleia. “O reinicio da greve dependerá deste período de negociações com o governo. Durante este período, serão feitas mobilizações nas universidades e no sindicato. Não vamos para de cobrar”.
 
“Os professores defendem o serviço público de modo geral, no nosso caso, temos questões referentes à retomada de autonomia da universidade do ponto de vista politico financeiro e administrativo. Tem também a questão do trabalho e infraestrutura na universidade”, explicou o presidente do sindicato.
 
Porém, o que foi apontado como a gota d’água foi o “Descumprimento de recompor as perdas inflacionarias de 2014, no mês de maio, que seria de 6,22%. Temos um gatilho de reajuste salarial que são perdas de anos atrás, mas esta é a uma discussão a médio e longo prazo”, finaliza Leonir.
 
Técnicos da Unemat
 
Os técnicos da Unemat devem decidir nesta quinta-feira (11), em assembleia, se irão iniciar a greve ou não. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Técnicos da Educação Superior da Unemat (Sintesmat), Luiz Wanderlei dos Santos, a expectativa é que a categoria ainda não faça a paralisação.
 
“Estamos conversando com o governo, achamos que a proposta não é a ideal ainda. Ainda vamos continuar negociando sem entrar em greve, mas ela não está descartada”, afirmou à reportagem o presidente do sindicato dos técnicos da Unemat.
Imprimir